Aguarde...

cotidiano

HC cria colchão especial para grávidas com suspeita de covid

Equipamento é usado também para pacientes que apresentam outras doenças respiratórias e precisam ser colocadas em "posição de bruços"

| ACidadeON/Ribeirao

Colchão foi desenvolvido em meio às demandas do HC (Foto: Hospital das Clínicas)
 

Um grupo de médicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, por meio do departamento de Ginecologia e Obstetrícia e do Centro de Reabilitação da USP, desenvolveu um colchão especial para gestantes com suspeita de covid-19 e outras doenças respiratórias. 

A novidade foi pensada para casos específicos, onde a paciente precisa ser colocada em "posição de bruços", chamada de pronação.  

De acordo com Patrícia Melli, médica empenha na criação do projeto, a inspiração para o modelo surgiu em meio às demandas do centro de tratamento, mais especificamente a de uma mulher grávida há 31 semanas que apresentou insuficiência respiratória e precisou de IOT (Intubação Oro-Traqueal). 
 
"Criamos o colchão de pronação após passar por esta situação crítica e agora o instrumento ajudará as gestantes com problemas respiratórios graves. O modelo está pronto e foi idealizado para dar mais conforto a essas pacientes que necessitam ficar em decúbito ventral", explica a especialista. 

O projeto é confeccionado com espuma de alta densidade, que tem grande resistência para suportar até 130 kg, e possui dois travesseiros confeccionados com plumante siliconada. Esse apetrecho serve para acomodar melhor o abdome gravídico.

Mais do ACidade ON