Aguarde...

cotidiano

Isolamento social volta a ficar acima dos 50% em Ribeirão

Apesar da recuperação, índice está abaixo do esperado e a cidade tem registrado cada vez mais flagrantes de aglomeração

| ACidadeON/Ribeirao

Ideal seria que a cidade apresentasse índice de 70% (Foto: Agência Brasil)
 

O índice parcial de adesão ao isolamento social em Ribeirão Preto voltou a fica acima dos 50% neste final de semana, mais precisamente no domingo (2), após quatro dias consecutivos de queda. A média foi de 52%.  

De acordo com o Departamento de Inteligência do Governo de São Paulo, responsável pelo monitoramento da quarentena em todo o perímetro estadual, a porcentagem foi maior que a registrada pelo Estado na mesma data (51%).  

As autoridades, no entanto, recomendam que o distanciamento em regiões mais críticas fique em torno de 70% para que o contágio do novo coronavírus (covid-19) seja controlado.   

A cidade está há oito semanas na fase mais rígida do Plano São Paulo e ainda não tem autorização para flexibilizar as medidas de contenção. Desde a última segunda-feira (27), porém, os índices de isolamento oscilavam entre 43% e 46%.  

Denúncias de aglomeração e quebras do decreto de calamidade pública tornaram-se constantes em Ribeirão Preto. Confira aqui um flagrante enviado ao ACidade ON também neste final de semana.  

Captação dos dados  

Ainda segundo o governo, essas métricas são obtidas a partir dos dados móveis de telefonia, que têm acesso a localização de grande parte da população. Os números desta segunda-feira (3), referentes ao interior do Estado, ainda não foram divulgados no portal oficial.

Mais do ACidade ON