Aguarde...

cotidiano

USP de Ribeirão descobre como covid 'engana' o corpo

Descoberta permite que os pesquisadores desenvolvam novos tratamento para a covid-19

| ACidadeON/Ribeirao

Pesquisa foi publicada em periódico científico nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)
 
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão de Preto descobriram como o novo coronavírus (covid-19) engana o sistema de defesa do corpo humano. A descoberta permite o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento da doença.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
O estudo foi publicado na edição de setembro do Journal Of Experience Medicine, dos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que quando o organismo detecta a presença do coronavírus, cria redes de defesa.  

Essas redes de defesa acabam destruindo as células dos tecidos, causando, por exemplo, lesões nas paredes do pulmão. A consequência disso, é a causa mais frequente de mortes por covid-19, porque os pulmões perdem a capacidade de captar oxigênio.  

Este ataque explica também os problemas da covid que persistem, mesmo após o paciente sair do hospital. "O paciente, muitas vezes, consegue controlar a infecção. Porém essas redes são capazes de ocasionar a morte dessas células do pulmão", disse o pesquisador Flávio Protásio Veras.  

Com a descoberta, os pesquisadores esperam novos avanços no combate da doença. "A nossa descoberta abre portas para tratamento a curto e médio prazo", disse o pesquisador (com EPTV).  

Leia mais:
CoronaVac provocou reação em apenas 5,3% dos voluntários  

Atualização: Ribeirão tem 25.985 casos de covid e 706 mortes


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON