Aguarde...

cotidiano

ON Explica: trenzinhos já estão liberados em Ribeirão Preto?

Se você já viu os veículos coletivos de volta às ruas da cidade, ACidade ON te explica qual a atual situação desse serviço

| ACidadeON/Ribeirao

Confira as regras abaixo, publicadas em 9 de outubro (Foto: arquivo ACidade ON)
 

Sim. Os famosos "trenzinhos da alegria", adaptados em Ribeirão Preto e usados em diversos bairros como atração de lazer, tiveram a retomada das atividades autorizada pela prefeitura e já estão aptos para circular pela cidade. Algumas regras extras, no entanto, foram implementadas.   

À seção ON Explica, o município disse nesta terça-feira (20) que a regularização foi publicada em 9 de outubro no Diário Oficial e os protocolos sanitários reforçados à categoria.  

Ficou estabelecido, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), que os proprietários desses veículos não poderão operar com mais do que 40% da capacidade de lotação completa ou com falhas de higienização.  

A presença de passageiros em pé, até então muito comum nesses eventos, também está expressamente proibida e poderá causar multas pelo descumprimento do decreto 251.  

A coluna apurou, ainda, que denúncias relacionadas aos trenzinhos e a má-execução do serviço já estão sendo recebidas pelo Departamento de Fiscalização Geral da Prefeitura, por meio do telefone 156, ativo de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.  

Aos finais de semana, a Guarda Civil Metropolitana, responsável pelo monitoramento de aglomerações indevidas em bares e restaurantes de Ribeirão Preto, também presta esse auxílio. As ligações podem ser feitas gratuitamente e 24 horas por dias através do 153.  

LEIA MAIS
GCM diz que denúncias de aglomeração caíram em Ribeirão Preto  

Outras regras  

Ainda de acordo com o decreto publicado pela prefeitura municipal, é obrigatório o uso de máscaras no interior dos veículos e o embarque e desembarque de passageiros que necessitam de ajuda deverá ser feito, preferencialmente, por familiares ou acompanhantes.  

O objetivo é evitar qualquer tipo de contato direto entre as pessoas. "Após cada volta, deverá ser higienizado todos os assentos e locais como corrimão e portas com álcool. Além disso, é necessário manter o distanciamento físico entre os passageiros, garantindo intervalo de assentos entre eles e mantendo familiares próximos", acrescentou a publicação assinada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). 

Confira o decreto 251 na íntegra aqui.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON