Aguarde...

cotidiano

Quarentena? Isolamento não passa de 40% em Ribeirão

Em dias úteis, independente da fase do Plano São Paulo, isolamento social na cidade de Ribeirão Preto se mantém abaixo do ideal

| ACidadeON/Ribeirao

Calçadão de Ribeirão Preto (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

Fase vermelha, fase laranja e fase amarela. Ribeirão Preto viveu regras dessas três quarentenas em 2021, mas uma coisa no mudou: o isolamento social perto dos 40%. Ou seja, a população de Ribeirão Preto não muda a rotina por causa da fase do Plano São Paulo.

Na primeira quinzena de janeiro de 2021 Ribeirão Preto estava na fase amarela no Plano SP. Entre os dias 11 e 15, a média de isolamento ao longo da semana foi de 40%.

Pulamos para a primeira semana de fevereiro de 2021, entre os dias 1 e 5, a fase para Ribeirão Preto era vermelha. Novamente a média de isolamento social se repetiu: 40%

Já na fase atual, a laranja, a média dos últimos quatro dias úteis marca 39%: quinta-feira (18), 39% / sexta-feira (19), 39% / segunda-feira (dia 22), 40% / e terça-feira (dia 23), 39%.

De acordo com as regras do governo paulista, isolamento social abaixo de 40% é índice vermelho. Entre 40% e 60% é índice laranja e, acima de 60%, o índice é verde.

Segundo os especialistas, o isolamento social é a principal arma para conter a covid-19. A medição do isolamento social é feita pelas operadoras de telefonia móvel, com base no deslocamento dos aparelhos celulares.


Nova tentativa

Já nesta sexta-feira (26), o Governo de São Paulo inicia mais uma tentativa de aumentar o isolamento social, promovendo o aumento das fiscalizações no período entre 23h e 5h.

O governador João Doria (PSDB) chamou a ação de toque de restrições. No entanto, na prática, todas as atividades essenciais estão liberadas no horário.

A meta, no entanto, é fiscalizar as festas clandestinas, quando, após o consumo de álcool, as pessoas relaxam as regras sanitárias e proliferam o novo coronavírus. 
 
 
MAIS: Veja todas as notícias da pandemia em Ribeirão e região


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON