Aguarde...

cotidiano

Covid: Ribeirão Preto não tem cadastro para 'xepa da vacina'

Secretaria Municipal da Saúde diz que convoca pessoas de grupos prioritários e idosos faltosos quando há sobras de imunizante em frascos já abertos

| ACidadeON/Ribeirao

CoronaVac tem validade de 8 horas após abertura de frasco (Foto de arquivo: Weber Sian / ACidade ON)
 

Ribeirão Preto não oferece cadastro específico para pessoas interessadas nas sobras das doses da vacina contra a covid-19, a chamada 'xepa'.  

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, quando há doses remanescentes do imunizante CoronaVac, cuja validade é de 8 horas após a abertura do frasco, são convocados pessoas dos grupos prioritários, como trabalhadores da saúde, profissionais da saúde recém admitidos nas unidades de pronto atendimento ou idosos faltosos.  

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde informou ter adotado uma estratégia com horário estendido em dois postos para aplicação nos pacientes agendados nos últimos horários. 

"Atualmente, temos recebido em maior quantidade a vacina Fiocruz/AstraZeneca, que possui validade de 48 horas após abertura. Portanto, essas doses remanescentes de frascos abertos são acondicionadas para utilização no dia posterior da campanha de vacinação", disse a Pasta, por meio de nota.  

A orientação é otimizar as doses e evitar qualquer sobra de frascos abertos ao final do dia de campanha.

Procura pela vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que o número de vacinados tem ultrapassado os agendamentos em Ribeirão Preto.  

Segundo a Pasta, foi verificado que 89,5% das vagas ofertadas são ocupadas, já a eficiência do agendamento é de 93,6%.  

"Somente o agendamento não possibilita avaliar a adesão da população à vacinação, pois muitos dos pacientes que não comparecem nas datas determinadas para vacinação de seu grupo por motivos diversos, podem comparecer posteriormente na demanda espontânea", disse a nota.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON