cotidiano

Especial Coronavirus

Retorno presencial obrigatório às aulas entra em vigor nesta segunda

Rede municipal de Ribeirão Preto, porém, não acompanha determinação do governo paulista; entenda

| ACidadeON/Ribeirao -

Alunos participam de aula na Escola Estadual Professor Oscar de Moura Lacerda, em Ribeirão Preto (Foto: Naiana Kennedy / CBN Ribeirão Preto)
 

A retomada obrigatória às aulas presenciais entra em vigor a partir desta segunda-feira (18), em todo o Estado de São Paulo, inclusive para o ensino particular. Em Ribeirão Preto, porém, a rede municipal não vai acompanhar a determinação do governo paulista. (leia mais abaixo)

Segundo o governo, todos os protocolos sanitários serão mantidos até o final de outubro, assim como o esquema de revezamento planejado pelas escolas, de acordo com a capacidade física de cada uma.

A partir de 3 de novembro, o governo prevê novas mudanças, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais.    

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO

Esta medida vai ampliar o acesso e a frequência dos estudantes da educação básica à unidade escolar para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.    

"O retorno presencial dá uma visão mais ampla do que a gente vai aprender, porque na quarentena praticamente não aprendia nada. Em casa você não consegue se concentrar", disse o estudante Cauã Vitor dos Santos, 18 anos.  


"Eu estava tendo muita dificuldade com as aulas on-line. Se houver esforço e dedicação por parte dos alunos e professores, acredito que conseguimos recuperar boa parte do conteúdo", avaliou a aluna Kailaine Cristina Rodrigues da Silva, 18.  

Já a estudante Lorena Cristiana Ribeiro, 16, ponderou sobre os dois lados do retorno obrigatório. 

"Eu acho errado, mas também acho certo. O errado é que nem todos vão cumprir com o distanciamento e tem gente que ainda não tomou a vacina porque os pais não deixam. infelizmente. Por outro lado, tem muitos com dificuldades em aprender em casa", disse.  

Ensino municipal

A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão prevê a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais em 3 de novembro. 

A Pasta explicou que há um acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais, que determina prazo de 15 dias de antecedência para notificação da mudança na quantidade de alunos nas escolas. (Com CBN Ribeirão)

Escolas devem seguir protocolos de segurança contra a covid-19 (Foto: Naiana Kennedy / CBN Ribeirão Preto)

Mais notícias


Publicidade