cotidiano

Especial Coronavirus

Covid: Ribeirão vai receber laboratório itinerante do Butantan

LabMóvel do Butantan chega na cidade a partir do dia 6 de dezembro, para acelerar o diagnóstico de exames, sequenciar e mapear o vírus da covid-19

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Covid: Ribeirão Preto vai receber laboratório itinerante do Butantan - Foto: Divulgação

Ribeirão Preto recebe na segunda-feira, 6 de dezembro, o LabMóvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan que serve para acelerar o diagnóstico de exames de covid-19, sequenciar e mapear o vírus SARS-CoV-2 e as variantes que circulam na cidade. 

A estrutura vai funcionar na praça XV de Novembro no Centro da cidade e possibilitará o diagnóstico em 24h, contadas a partir do momento em que as amostras chegam ao contêiner, enquanto o sequenciamento levará de três a seis dias. Todo o processo entre a testagem de amostras e a análise das variantes dura de dez a 12 dias.

A população poderá acompanhar o trabalho dos pesquisadores de perto. A estrutura do veículo, de mais de 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura, conta com uma parte de vidro que permite a observação dos procedimentos realizados pelos cientistas e funcionários do Butantan que atuam no projeto.  

O laboratório itinerante tem três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, geladeira e freezer para armazenamento das amostras e capacidade de processar até 3 mil amostras de exames RT-PCR por semana, com diagnóstico em até 24 horas. 

Sequenciamento  

O Labmovel  fará o sequenciamento do genômico de parte das amostras que deram positivo no exame RT-PCR. A partir disso é possível descobrir, por exemplo, quais as regiões mais críticas da cidade e também as variantes predominantes em cada DRS (Departamento Regional de Saúde). 

O Secretário Municipal da Saúde, José Carlos Moura, avalia como positiva a vinda do equipamento ao município."Quanto mais cedo temos o resultado, mais rápido podemos acionar a nossa Vigilância Epidemiológica e tomar as ações de bloqueio ainda mais eficazes, para conter a disseminação do vírus e de variantes na cidade", conta Moura. 

Ad amostras serão encaminhadas pelos serviços de saúde de Ribeirão Preto e demais cidades da região. A iniciativa, gerida pelo Instituto Butantan, reúne 29 laboratórios que atuam de forma colaborativa e organizada para entregar, em até 72h, os laudos de exames de Covid-19 aos pacientes paulistas.  

Estrutura será montada na praça XV de Novembro, no Centro de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação


Mais notícias


Publicidade