cotidiano

Especial Coronavirus

Covid: Projeto S começa 3ª etapa neste sábado em Serrana

Voluntários que participaram da 1ª fase, em agosto de 2021, devem retornar para uma nova coleta de sangue; pesquisa avalia imunidade com a CoronaVac

| ACidadeON/Ribeirao -

  

Projeto S, em Serrana, começa a 3ª etapa neste sábado (22) (Imagem: Pixabay)

O Projeto S, realizado por pesquisadores do Instituto Butantan, inicia sua 3ª fase neste sábado (21), em Serrana, município a 20 km de Ribeirão Preto. O estudo visa o monitoramento do impacto da CoronaVac nos moradores.

Nesta fase, os pesquisadores irão analisar a sorologia coletada por todos os adultos que participaram da fase inicial da pesquisa no mês de agosto de 2021. São aproximadamente 3,9 mil pessoas, que deverão retornar para nova coleta de sangue. 

O estudo quer entender o comportamento da imunidade e o tempo de proteção fornecido pela vacina.  

MAIS: Projeto S do Butantan tem nova etapa de estudo em Serrana

Segundo Gustavo Volpe, coordenador do projeto de sorologia, que trabalha em conjunto com o Projeto S, a pesquisa tem o objeto de analisar o comportamento de longo prazo da imunidade.  

"A gente está fazendo as coletas de sangue a cada três meses e observando não só a positividade dos anticorpos, mas também a quantidade de anticorpos. E, coletando das mesmas pessoas ao longo do tempo, vai ser possível ver qual será esse comportamento, se está aumentando ou declinando e o comportamento com as doses adicionais", explicou o coordenador, em entrevista à EPTV.

Resposta da imunidade com doses adicionais 

Ainda de acordo com o pesquisador, ao receber a dose de reforço, observando o tempo de intervalo estabelecido pelo Ministério da Saúde, a quantidade de anticorpos no sangue aumenta cerca de 3 a 4 vezes. 

Esse aumento de anticorpos com a 3ª dose demonstra uma resposta positiva em relação ao reforço, inclusive na população mais idosa acima de 80 anos, segundo Volpe.

Com o aumento dos números de casos confirmados e de internação, é importante completar o ciclo vacinal com as duas doses e a dose de reforço, para controlar os casos graves da doença e conter a disseminação do vírus. 

Serviço 

Para quem for voluntário do Projeto S, as coletas acontecem nos dias 22, 23, 29 e 30 de janeiro, das 8h às 16h30, em Serrana.  

Os locais de coleta de sangue são os seguintes:

- EE Jardim das Rosas
- EE Professora Neusa Maria do Bem
- EMEF Professora Dilce Gonçalves Netto França
- EMEF Professor Edésio Monteiro de Oliveira
- EMEF Paulo Sérgio Gualtieri Betarello
- EMEF Professora Maria Celina Walter de Assis
- EMEF Professora Dalzira Barros Martins
- EMEF Jardim Dom Pedro I
 

Amostras começam ser coletadas pelo Hemocentro nesta semana (Foto: Pixabay)
Amostras de sangue coletadas no Projeto S avaliam imunidade (Foto: Pixabay)


Mais notícias


Publicidade