Dados dos cartórios de registro civil mostram que a covid-19 foi a doença que mais matou em Ribeirão Preto no ano de 2020. A cada cinco pessoas que perderam a vida na cidade no último ano, uma foi por complicações causadas pela doença.
LEIA MAIS – Ribeirão Preto tem 41 mil casos e 981 mortes por covid
Dados compilados pela EPTV apontam que, 5.252 pessoas morreram em Ribeirão Preto em 2020, um aumento de 18,5% no número de óbitos na comparação com 2019, quando 4.437 pessoas perderam a vida.
Segundo o boletim epidemiológico da secretaria da Saúde, a covid-19 foi a causadora de 980 óbitos no último ano – os dados de 2020 ainda não foram completamente fechados.
“Mesmo sendo uma doença com uma letalidade baixa, ela se dissemina com muita facilidade. Como o número de casos é alto, a mortalidade acaba sendo considerável”, explica o médico Fernando Bellíssimo, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.
Para o especialista, a situação deve começar a ser controlada a partir do mês de abril. “O primeiro trimestre ainda vai ser muito pesado. A expectativa, é que se a vacinação for implementada nos grupos de risco entre janeiro e fevereiro, em abril a gente possa ter um panorama mais tranquilo”, pontua (com EPTV).
LEIA MAIS – Ribeirão Preto precisa de 300 mil vacinas para primeira fase