O consórcio de municípios para compra da vacina contra o novo coronavírus (covid-19), estuda a compra do imunizante russo Sputnik V. Ribeirão Preto e outras cidades da região fazem parte do consórcio, que pretende adquirir 30 milhões de doses do imunizante.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Segundo a FNP (Frente Nacional de Prefeitos), foi realizando uma reunião com o fundo soberano russo na última terça-feira (13) para tratar do assunto. A expectativa é de que o primeiro lote com até 5 milhões de imunizantes seja enviado entre maio e junho deste ano.
As demais doses, segundo Loureiro, devem ser distribuídas de forma parcelada até o fim de 2021. No entanto, a vacina ainda precisa de liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), já que apenas as vacinas CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Janssen foram aprovadas até o momento.
Nesta quinta-feira (15), prefeitos de cidades que participam do consórcio, entre eles Duarte Nogueira (PSDB), discutirão a compra das vacinas com o ministério da Saúde, em Brasília.
Os municípios ainda aguardam esclarecimentos sobre a liberação da aquisição de vacinas por entidades que não façam parte do governo federal.