Técnicos da CPFL Paulista informaram, nesta quarta-feira (23), em entrevista, que encontraram uma fraude no equipamento de medição de energia de uma churrascaria na zona Sul de Ribeirão Preto. De acordo com a concessionária, o restaurante teria deixado de pagar cerca de R$ 30 mil por conta da irregularidade. Os responsáveis pela churrascaria negam as acusações.
Em entrevista à rádio CBN Ribeirão, o gerente de gestão de energia da CPFL, Daniel Carvalho, disse que a suposta fraude foi encontrada durante uma inspeção de rotina. O gerente afirma que foi identificado um desvio na cabine de medição da Nativas Churrascaria.
Carro fica destruído após bater em caminhão em rodovia de Ribeirão
Veja o funcionamento do comércio e serviços públicos na estreia do Brasil na Copa
“A fraude foi um desvio. Eles passam o cabo de energia desviando a medição. Então, quando desvia a medição, aquilo que está sendo consumido, não está sendo registrado no medidor”, explica Daniel Carvalho.
Daniel ainda afirma que, pelo constatado no local, a ligação de energia sai do poste e passa por um desvio dentro de uma cabine de medição. A concessionária ainda informou que um perito foi chamado para fazer uma análise técnica. A situação foi regularizada no sistema de medição e a energia não foi cortada.
Outro lado
A reportagem do acidade on Ribeirão procurou o responsável pela Nativas Churrascaria para se manifestar sobre o caso, contudo, foi informado que ele não estava no local.
Em nota enviada ao Grupo EP, a churrascaria negou as acusações e afirmou que sofre perseguição da concessionária de energia por conta da queda de consumo de energia. “Como a churrascaria fica em uma esquina, atualmente, temos três medidores, onde o consumo de energia ficou menor em um relógio específico”, disse.
Além disso, o restaurante afirma que pediu uma perícia para averiguar a situação e disse que não há irregularidade e que a queda no consumo de energia se deve a redistribuição do consumo.
*Conteúdo atualizado às 19 horas de 23/11/2022