Um levantamento técnico feito pela CPFL (Companhia Paulisa de Força e Luz) mostra que houve aumento das colisões contra postes neste ano em Ribeirão Preto.
De acordo com a empresa, foram 144 acidentes, desse tipo, entre janeiro e agosto de 2022. O número é 29,72% maior que os 111 registros do mesmo período de 2021.
Prejuízo
Segundo a CPFL, nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.
A substituição de um poste pode variar, dependendo do modelo, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.
VEJA TAMBÉM
Saúde alerta para aumento do risco de acidentes com escorpiões em Ribeirão
Especialista explica ‘visitas’ de tucanos a imóveis de Ribeirão Preto
Essa diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora de energia como pelas empresas que ocupam a estrutura.
Um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação.
Acidente
O último acidente envolvendo colisão contra poste [que não está nessa estatística] foi na manhã da última desta terça-feira (11), na Via Norte, em Ribeirão Preto.
Uma motorista subiu com carro na calçada e derrubou um poste de energia. A condutora teria se assustado com um inseto no interior do carro e perdido controle da direção.
A mulher foi socorrida com dores na região do tórax e encaminhada a hospital particular. Em nota a CPFL Paulista informou que o poste seria substituído no mesmo dia.