O tenente-coronel da Polícia Militar, Rodrigo Quintino, coordenador regional de Defesa Civil, confirmou a morte de uma pessoa no soterramento em uma gruta de Altinópolis, município a 60 quilômetros de Ribeirão Preto.
“Uma delas, infelizmente, foi retirada em óbito e estamos trabalhando na retirada das demais”, declarou Rodrigo Quintino, em entrevista com a rádio CBN Ribeirão. A identidade da vítima fatal não foi revelada.
De acordo o tenente-coronel, na última atualização, pelo menos, oito pessoas permaneciam soterradas na gruta Duas Bocas, localizada em uma propriedade particular, próxima da cachoeira do Itambé.
Ele afirma que as equipes de resgate têm enfrentado dificuldade no local, por conta da chuva. “Aqui a situação está extremamente complicada e arriscada. Chove muito neste momento, a gente está com Corpo de Bombeiros fazendo o trabalho no local para a retirada das vítimas”, disse.
Segundo Rodrigo Quintino, os bombeiros trabalham em duas frentes. Uma equipe faz o escoramento da área de instabilidade no interior da gruta e a outra está trabalhando na retirada das vítimas.
A Polícia Militar, o helicóptero Águia, Samu, Prefeitura Municipal de Altinópolis e Polícia Civil também estão no local prestando apoio no serviço do Corpo de Bombeiros.
Cinco resgatados
Outras cinco pessoas haviam sido resgatadas e levadas para Santa Casa de Misericórdia de Altinópolis. Todas já receberam alta após atendimento médico. Enquanto isso, um grupo de especialistas em resgate, formada por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), partiu de São Paulo para reforçar o trabalho.
Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros também estão a caminho do local para auxiliar nas buscas. Dois helicópteros Águia estão disponíveis para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial.