A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, neste domingo (22), um alerta válido para todo o território paulista devido à aproximação e passagem uma frente fria prevista nesta segunda-feira (23), que deverá provocar fortes chuvas. Na sequência, está prevista queda acentuada na temperatura, com mínima de 3°C em algumas regiões.
Segundo o órgão, com a frente fria há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos como alagamentos e quedas de árvore, por exemplo.
Uma massa de ar polar deverá seguir após a frente fria e trazer uma onda de frio para o estado.
Veja as regiões:
Chuvas e rajadas de vento com intensidade moderada
- Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Araraquara, Bauru e Marília
Chuvas e ventos com forte intensidade
- Itapeva, Registro, Campinas, Sorocaba, Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e todo o litoral paulista
Frio a caminho
Ainda de acordo coma Defesa Civil, com o avanço da frente fria, entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), uma massa de ar polar deverá provocar uma queda acentuada nas temperaturas em todo o estado de São Paulo.
O orgão alerta que o destaque são as madrugadas, quando são esperadas as menores mínimas.
Confira as temperaturas mínimas previstas:
- 3°C – Vale do Ribeira e na Região de Itapeva, com condição para geadas
- 4°C – Serra da Mantiqueira, com possibilidade de geadas
- 6°C – Vale do Paraíba e nas regiões de Presidente Prudente e Marília
- 7°C – Região Metropolitana de São Paulo e nas regiões de Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara
- 8°C – Regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto
- 9°C – Regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto
- 11°C – Litoral Norte
- 12°C – Baixada Santista
A Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. Além disso, em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade,
alerta a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
SAIBA MAIS
Saiba tudo sobre a primeira onda de frio do inverno que atinge o estado de SP
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.
VEJA TAMBÉM