Deixar animal de médio ou grande porte solto pode resultar em multa de R$ 2 mil ao tutor. A informação é da Prefeitura de Ribeirão Preto, que informou que tem trabalhado no recolhimento desses animais.
A Divisão de Bem-Estar Animal informou que vem buscando conscientizar a população a respeito da guarda responsável de animais, com base na Lei Complementar 1616, que dispõe o bem-estar dos animais de médio e grande porte.
O projeto também tem atuado no recolhimento, avaliação clínica e microchipagem dos animais, com o objetivo de garantir a segurança da população, evitando possíveis acidentes de trânsito.
Apenas entre os meses de janeiro e abril, foram registrados 57 animais de médio e grande porte soltos em vias públicas. Entre eles, estão caprinos, suínos, ovinos, bovinos e equinos.
LEIA MAIS
Morre motociclista que se envolveu em acidente na Dom Pedro em Ribeirão
Com estoque em crítico, Banco de Sangue de Ribeirão pede doações urgente
O trabalho de recolhimento da Prefeitura é feito com apoio da população, que pode fazer denúncias pelos telefones 0800 8871511, 16 99178 3000 ou pelo número 153 da Guarda Civil Metropolitana.
Segundo a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Viviane Alexandre, é fundamental que a população contribua denunciando. “O serviço de recolhimento está disponível e é importante que a população contribua fazendo a denúncia para esse recolhimento”, destaca.
Viviane ainda explica que o tutor é “responsável pela integridade do animal, devendo mantê-lo em segurança, em perfeitas condições de alojamento, higiene, alimentação, saúde e bem-estar”.
O guardião do animal que for apreendido tem 30 dias para buscá-lo. Após esse período o animal ficará disponível para adoção. As denúncias devem ser feitas exclusivamente pelos telefones informados, só assim será possível realizar o resgate.
LEIA MAIS
Água em Marte? China faz descoberta surpreendente no planeta vermelho