- Publicidade -

Ribeirão PretoCotidianoDescubra quantos minutos de vida saudável as bolachas recheadas podem custar a você

Descubra quantos minutos de vida saudável as bolachas recheadas podem custar a você

Estudo da USP aponta os impactos da alimentação na saúde em anos de vida saudável; levantamento foi publicado nesta sexta-feira (9)

- Publicidade -

Um estudo da USP (Universidade de São Paulo) aponta os impactos da alimentação na saúde em anos de vida saudável das pessoas sem incapacidades. A pesquisa foi publicada na última sexta-feira (9) na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health.

O levantamento aponta que o consumo contínuo de cerca de 115 gramas de bolachas recheadas – menos de um pacote – está associado à perda média de 39 minutos de vida saudável, por exemplo. Veja o artigo completo clicando aqui.

- Publicidade -

O estudo se ancora no Heni (Índice Nutricional de Saúde), um sistema de pontuação sobre o impacto da alimentação à saúde em anos de vida saudável (sem incapacidades). O índice utiliza dados epidemiológicos para classificar e avaliar alimentos e dietas conforme as características nutricionais dos itens.

O que é?

A pesquisa analisou os 33 alimentos que mais contribuem para a ingestão energética dos brasileiros usando o índice. Além disso, os cientistas calcularam o impacto ambiental das porções em emissão de gases de efeito estufa (CO₂ equivalente) e volume de água utilizado.

O trabalho é assinado por pesquisadores da USP, da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da Universidade Técnica da Dinamarca.

Origem animal

No geral, produtos derivados de animais, particularmente carne vermelha, tiveram os maiores custos ambientais. Já alimentos de origem vegetal, como feijão e frutas, tiveram melhores pontuações no Heni e menores impactos ambientais.

Ao Jornal da USP, a professora Aline Martins de Carvalho, da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica que a quantidade de minutos de vida perdidos está associada aos hábitos de consumo.

- Publicidade -

“Não se trata do consumo de uma única bolacha, nem de uma única vez na vida, mas sim um consumo contínuo dessa porção de bolachas. Se a pessoa consome por muitos anos e de forma diária, esse hábito irá reduzir o tempo de vida saudável dela”, diz Aline Martins de Carvalho.

Índice médio

De acordo com a pesquisa, o Índice Nutricional de Saúde médio no Brasil foi de -5,89 minutos, variando de -39,69 minutos para bolachas recheadas a +17,22 minutos para o consumo de peixes de água doce.

Entre os piores colocados também estão a carne suína (-36,09 minutos), margarina com ou sem sal (-24,76 minutos), carne bovina (-21,86 minutos) e biscoitos salgados (-19,48 minutos).

Por outro lado, alimentos in natura como peixes de água doce (+17,22 minutos), banana (+8,08 minutos), feijão (+6,53 minutos) e arroz com feijão (+2,11 minutos) mostraram bom desempenho tanto para a saúde humana quanto para a sustentabilidade do planeta.

Pizza de mussarela

A pizza de mussarela se destacou negativamente com o uso de mais de 306 litros de água para uma porção média de 280 gramas.

“Nossas descobertas fornecem entendimentos valiosos sobre as consequências reais das escolhas alimentares individuais e institucionais, demonstrando seus impactos mensuráveis na saúde e no meio ambiente”, informam os pesquisadores no artigo.

(com informações Agência SP e Jornal da USP).

SAIBA MAIS
Atleta olímpico anuncia instituto em Ribeirão Preto para formar novos talentos da natação

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Qual o valor acumulado da Mega-Sena?

- Publicidade -

Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020, 2022 e 2024, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas