- Publicidade -
CotidianoDetran intensifica operações da 'Lei Seca' na capital e interior de SP

Detran intensifica operações da ‘Lei Seca’ na capital e interior de SP

As ações do Detran-SP e contam com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica

- Publicidade -

O Detran-SP realiza até o próximo domingo (23), 35 operações ‘Lei Seca’, chamada Direção Segura Integrada, em todo o Estado. Objetivo é intensificar a fiscalização da alcoolemia durante a Semana Nacional de Trânsito.

O aumento das operações começou no dia 15 de setembro. A Polícia Militar também está promovendo cerca de 90 ações de fiscalização ou de caráter educativo, para coibir a perigosa mistura entre álcool e direção.   

- Publicidade -

As ações do Detran-SP e contam com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Um delegado acompanha toda operação.

Multa e prisão

Tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH. 

Nos casos de embriaguez ao volante, quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: quando condenado, o motorista, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão.

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -

Morre Walewska, campeã olímpica de vôlei com a seleção brasileira

Saiba quando deve ocorrer o pico da onda de calor no interior de SP

Balanço

Em todo o Estado, no final de semana passado, foram promovidas dez blitze nos municípios de Andradina, Bauru, São José do Rio Preto, Boituva, Pirassununga, São Bernardo do Campo, Aparecida, Barueri, Sertãozinho e São Paulo.

No total, nos dias 15 e 16 de setembro, 10.975 veículos foram abordados, dos quais 227 foram autuados por alcoolemia, sendo 202 que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, 21 foram multados por dirigirem sob influência de álcool (índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e quatro foram autuados por crime de trânsito por embriaguez.

Destaque para a operação em Sertãozinho, a maior em 2023 até aqui, realizada no sábado, 16 de setembro. Foram 4.024 motoristas fiscalizados, dos quais 78 autuados por alcoolemia, sendo 67 recusas ao teste do bafômetro, nove infrações por direção sob influência de álcool e dois crimes de trânsito por embriaguez.

Para esse final de semana, estão previstas mais 18 blitze, pelo menos uma em cada região de superintendência do Detran-SP no Estado.

LEIA MAIS
Sorvete milagre: Ana Maria ensina sobremesa para o calor

- Publicidade -
Marcelo Fontes
Marcelo Fonteshttp://www.acidadeon.com/ribeiraopreto
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. Pós-graduado em Marketing para Mídias Digitais.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -