- Publicidade -
CotidianoDia de Santo Antônio: Entenda de onde vem a fama de 'casamenteiro'

Dia de Santo Antônio: Entenda de onde vem a fama de ‘casamenteiro’

Paróquia em Ribeirão Preto preparou missas especiais, distribuição de pães, quermesse e sorteio de carro nesta segunda (13)

- Publicidade -

 

Santo Antônio nasceu em Lisboa, por volta de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando (Foto: Reprodução)

- Publicidade -

Nesta segunda-feira (13) é celebrado o dia de Santo Antônio de Pádua, conhecido como o “santo casamenteiro”. Em Ribeirão Preto, a Basílica dedicada ao santo, nos Campos Elíseos, zona Norte, tem programação especial. (leia mais abaixo)  
 
Mas você sabe de onde vem a fama de casamenteiro do Santo Antônio? O Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, explicou em um artigo publicado no site Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 

“Certa senhora, no desespero da miséria a que fora reduzida, decidiu valer-se da filha, prostituindo-a, para sair do atoleiro. Mas a jovem, bonita e decidida, não aceitou de forma alguma. Como a mãe não parava de insistir, a moça resolveu recorrer à ajuda de Santo Antônio. Rezava com grande confiança e muitas lágrimas diante da imagem quando, das mãos do Santo, caiu um bilhete que foi parar nas mãos da moça. Estava endereçado a um comerciante da cidade e dizia: ‘Senhor N, queira obsequiar esta jovem que lhe entrega este bilhete com tantas moedas de prata quanto o peso do mesmo papel. Deus o guarde! Assinado: Antônio'”.  

MAIS NOTÍCIAS 

Sete Capelas e Santo Antônio anunciam quermesses em Ribeirão 

Veja mais paróquias que já confirmaram quermesses em Ribeirão

- Publicidade -

Segue o cardeal: “A jovem não duvidou e correu com o bilhete na mão à loja do comerciante. Este achou graça. Mas, vendo a atitude modesta e digna da moça, colocou o bilhete num dos pratos da balança e no outro deixou cair uma moedinha de prata. O bilhete pesava mais! Intrigado e sem entender o que se passava, o comerciante foi colocando mais uma moeda e outras mais, só conseguindo equilibrar os pratos da balança quando as moedas chegaram a somar 400 escudos. O episódio tornou-se logo conhecido e a moça começou a ser procurada por bons rapazes propondo-lhe casamento, o que não tardou a acontecer. Daí por diante, as moças começaram a recorrer a Santo Antônio sempre que se tratava de casamento”, escreveu o religioso.    

Igreja tem quermesse nesta segunda-feira (13) (Foto: Reprodução)

Missas e festa

Em Ribeirão Preto, a Paróquia Santo Antônio de Pádua preparou a celebração de sete missas nesta segunda-feira (13), na Basílica Menor, na rua Paraíba, 747. Os próximos horários são os seguintes: 10h; 12; 15h; 17h e 19h, esta última com procissão luminosa.  Ao término da celebração das 19h, haverá o sorteio de um carro TL ano 1975.  

Durante todo o dia haverá quermesse, benção e distribuição de pães. A paróquia avisa que a entrega, retirada e bênção de pães será no Salão Paroquial, com entrada pela rua Paraíba, no portão com a placa ‘Atividades Paroquiais’.  

Serviço 

Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua 

Onde: Rua Paraíba, 747 – Campos Elísios, Ribeirão Preto 
Telefone: (16) 3625-0507

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -