Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Escola de Ribeirão permite que alunos levem animais para a sala de aula

Atividade tem como objetivo debater a importância da solidariedade e do respeito aos animais também no período escolar

| ACidadeON/Ribeirao

Crianças de 6 anos e animais de estimação. A combinação foi aprovada no Colégio Marista de Ribeirão Preto e já faz parte da rotina dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.  

Por lá, pelo menos duas vezes na semana as crianças levam seus bichos para participar das atividades escolares, por meio do PIS (Projeto de Intervenção Social), com tema Violência, de que forma podemos superar? em 2018.  

O objetivo, discutido durante a Campanha da Fraternidade, era refletir sobre a questão e buscar soluções para diversas situações, em especial dos animais abandonados, que sofrem maus tratos.  

O primeiro passo, então, foi incentivar os estudantes a desenvolverem ações de doações para abrigos deste gênero. Depois, passaram a levar os bichinhos em sala de aula, a fim de investigar se demonstravam algum tipo de sentimento em relação às pessoas.  

"Essas atividades levam os alunos a desenvolverem seu protagonismo e têm sido muito prazerosas as experiências vividas nessa fase de alfabetização. Eles estão aprendendo sobre como ajudar os animais abandonados, a importância da doação e como cuidar bem dos animais de estimação", explica professora da turma, Francina Dias.  

O colégio, que está presente em quatro Estados e no Distrito Federal com 19 unidades, também estimula o convívio àqueles que não têm bichos em casa. , 

"A ideia é que aprendam a ter uma relação de respeito com os animais, compreendam seus sentimentos para ajudar os que são abandonados, transferindo esta vivencia para as suas relações interpessoais", finaliza a professora.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook