Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Enem 2019: prazo para inscrição termina nesta sexta

Cerca de 4,5 milhões de pessoas tinham feito o cadastro até a manhã desta sexta-feira

| Especial para ACidade ON

Estudantes devem ficar atentos para prazos do Enem (Foto: Divulgação) 

Estudantes devem ficar atentos, pois o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será encerrado esta sexta-feira (17), às 23h59, horário de Brasília. O procedimento é realizado na Página do Participante. De acordo com o último balanço divulgado na manhã desta quarta-feira (15), cerca de 4,5 milhões de estudantes já tinham feito o cadastro.  

O exame já recebeu mais de 100 milhões de inscrições ao longo de 21 edições. Este ano, cerca de 60% dos inscritos até o momento adotaram dispositivos móveis, como celulares e tablets para o cadastro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No ano passado, esse percentual foi igual a 30% do total de inscritos. A inscrição deste ano é realizada em um novo formato, que simula um chat, similar aos adotados nos aplicativos de mensagens instantâneas.  

PORTA DE ENTRADA 

Os participantes podem usar a nota do Enem 2019 para se inscrever em programas de acesso ao ensino superior. No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), os candidatos serão selecionados para a graduação em universidades públicas do país. Além do SiSU, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais para a graduação em instituições privadas de ensino.  

O acesso por meio do Enem pode ser feito também por meio de universidades portuguesas conveniadas com o Inep. É possível utilizar a pontuação para conseguir participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e contratar o financiamento

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON