Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Conheça sites que disponibilizam simulados específicos para o Enem

O ideal é que o candidato resolva as provas dentro do tempo especificado no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

| ACidadeON/Ribeirao



Simulados podem ajudar na preparação do candidato (Foto: Educa Mais Brasil)
Se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não requer apenas a absorção de conteúdos teóricos para as provas. É preciso conhecer a aplicadora das provas e, principalmente, como os assuntos são cobrados nas questões. Por isso, muitos estudantes resolvem o maior número de exercícios possível e, uma das formas, é por meio da realização de simulado para o Enem. 

O simulado específico para o exame funciona da seguinte forma: são 180 questões e uma proposta de redação. O ideal é que o candidato resolva as provas dentro do tempo especificado no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dessa forma, é possível mensurar o próprio desempenho, saber quanto tempo é necessário para resolver cada questão, quais são as matérias e assuntos que exigem maior dedicação na hora de estudar e revisar, além de outros benefícios.  

Como conseguir um simulado para o Enem?  

Os simulados podem ser adquiridos on-line ou off-line e reúnem perguntas semelhantes às apresentadas nos vestibulares. Um simulado para o Enem é aquele para testar os conhecimentos dos participantes do exame. Com isso, é possível saber como está o rendimento em relação aos conteúdos cobrados e diagnosticar quais matérias precisam ser mais estudadas.  

Os simulados precisam, de preferência, ser o mais próximo possível da prova que o estudante irá enfrentar, por isso, alguns sites disponibilizam questões de provas anteriores do Enem. Confira abaixo alguns sites com simulado Enem gratuito. Conheça abaixo alguns exemplos:  

Sites com simulados para o Enem 2019  

1. Simulado EBC: o simulado do portal EBC foi elaborado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Esse simulado reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2017. O sistema oferece a oportunidade de escolher quais áreas do conhecimento você quer estudar e o banco seleciona as questões de maneira aleatória.  

2. Simulado IG: o simulado disponibilizado pelo site IG oferece nove opções, cada um contendo 20 questões de diferentes assuntos. Com base no tempo que você leva para responder o teste, é gerada uma estimativa de quanto você levaria para concluir a prova.  

3. Geekie Games: após realizar o simulado do Geekie Games você recebe o resultado na hora por área do conhecimento: Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Além disso, você acessa o gabarito e as resoluções das questões. 

Enem 2019  

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições foram encerradas em 17 de maio e, de acordo com o Inep, houve 5.095.308 inscritos confirmados. Com o resultado do Enem é possível pleitear vagas no ensino superior brasileiro por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) e ainda se aplicar em vagas de graduação em Portugal.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON