Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Pais de duas escolas na zona Norte aceitam modelo de escola militar

Na quinta-feira (10), conselhos de três escolas foram convocados para votação sobre indicação de instituições de Ribeirão Preto para o Ministério da Educação

| ACidadeON/Ribeirao

Agora, o Ministério da Educação fará a seleção de 54 escolas em todo o País que participarão do programa a partir de 2020  (Marcelo Camargo/Agência Brasil).
Pais, alunos e professores das escolas municipais Nelson Machado, no Jardim Maria Casagrande, e Jaime Monteiro de Barros, localizada no Jardim Aeroporto, ambas na zona Norte de Ribeirão Preto, aceitaram a indicação da secretaria da Educação para que elas possam fazer parte do programa de escolas cívico-militar do presidente Jair Bolsonaro (PSL).  

Já os representantes da escola Honorato de Lucca, que fica localizada no Jardim Salgado Filho, recusaram a indicação. A votação para definição das escolas da rede municipal que seriam indicadas aconteceu na última quinta-feira (10). Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura fará ao MEC (Ministério da Educação) o apontamento de escolas que podem aderir ao programa.  

Agora, caberá ao MEC avaliar e selecionar as escolas que serão contempladas pelo programa. De acordo com o Governo Federal, 54 escolas farão parte do projeto a partir do ano de 2020 - duas de cada estado do País e duas no Distrito Federal. A meta do governo é que até 2023 o modelo seja adotado por 216 unidades de ensino.  

A eleição
 
De acordo com a secretaria da Educação, a definição das escolas foi feita com base na menor avaliação no IDEB 2017 e no Saber 2019 - sistema de avaliação da rede municipal de ensino. Tiveram direito a votação professores, alunos, pais e membros da comunidade.  

Confira o resultado da apuração dos votos:  

- EMEF Prof. Honorato de Lucca = 54 sim; 66 não; zero nulo.
- EMEF Prof. Dr. Jaime Monteiro de Barros = 197 sim; 50 não; 7 brancos; 4 nulos.
- EMEF Nelson Machado = 148 sim; 48 não; 1 nulo.  

Leia mais:
Prefeitura de Ribeirão quer escola militar prometida por Bolsonaro  

Escolas na zona Norte são indicadas para programa de ensino militar

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON