Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Provas do Saeb são aplicadas nesta segunda-feira (21)

Resultados permitem avaliar a eficiência da educação no Brasil

| Especial para ACidade ON

 

Começa nesta segunda a aplicação das provas do Saeb (Foto: Divulgação)

Começam nesta segunda (21) a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Neste ano, devem participar 73 mil escolas de todo o Brasil, mobilizando cerca de sete milhões de estudantes que estão distribuídos em 244 mil turmas.  

Por meio da avaliação, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é possível mapear indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e escolas brasileiras.  

O sistema também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação. Assim, as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  

NOVIDADES  

Nesta edição, o Inep implementou algumas inovações como a referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. Assim, estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas farão os testes de ciências da natureza e ciências humanas com base na BNCC, que também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental.  

As avaliações de língua portuguesa e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas.  

Outra novidade é a avaliação da educação infantil, que será realizada em caráter de estudo-piloto para uma amostra de creches e pré-escolas públicas. Para isso, os diretores precisam responder questionários eletrônicos sobre as condições de funcionamento da escola.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook