Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Enem 2019: saiba o que pode levar e quais itens são proibidos

Sabia que apenas canetas esferográficas pretas e de embalagem transparente são aceitas nos locais de prova? Confira mais na matéria

| ACidadeON/Ribeirao

Enem pode facilitar muito a vida do vestibulando (Foto: Divulgação)
 

No próximo domingo (3), a partir das 13h30, acontece a primeira etapa do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio). Os portões, no entanto, serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, horário em que os procedimentos de segurança devem ser iniciados.  

Nesta edição, mais de 6 milhões de candidatos prestarão a prova, promovida pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em todo o Brasil, sendo 16% apenas no Estado de São Paulo.  

Em Ribeirão Preto, 15.432 pessoas são esperadas nos dois finais de semana. O segundo está marcado para o dia 10 de novembro. Até lá, toda preparação é válida para se dar bem. 

ACidade ON acessou o edital oficial da avaliação e destacou pontos que podem ou não podem ser usados e levados nos locais de prova.  

Confira os principais trechos abaixo:  

Documento  

Todos os participantes precisam apresentar um documento com foto no momento da entrada. São válidas: Células de Identidade, Carteira de Registro Nacional Migratório, Carteira de Trabalho, Certificado de Dispensa de Incorporação, de Reservista, CNH e passaporte.  

Canetas 

São permitidas canetas esferográficas de tinta preta e fabricadas em material transparente. As demais cores serão barradas pelos fiscais. Lápis, borracha, lapiseiras, corretivos e apontadores também.  

Acessórios  

O uso de apetrechos e acessórios também está proibido pela organização, como cadernos, manuais, bonés, chaves, relógios, calculadoras, livros, óculos e etc. Caso haja descumprimento, os itens estarão sujeitos a recolhimento.  

Porta-objetos  

Antes de a prova ser iniciada, todos os candidatos receberão um envelope porta-objetos para guardar os itens "proibidos". Portanto, é permitido entrar com os objetos acima descritos nos locais de prova, desde que sejam devidamente lacrados e mantidos embaixo das carteiras.  

Aparelhos eletrônicos  

Os aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, terão de ser desligados antes do início da prova e guardados no mesmo envelope. Qualquer tipo de som, toque ou alarme emitido durante o exame, mesmo que em material lacrado, acarretará na desclassificação do candidato.  

SERVIÇO
Enem 2019  


DIAS: 3 e 10 de novembro
HORÁRIO: portões abrem às 12h
LOCAIS: confira aqui


Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook