Aguarde...

cotidiano

Dicas para elaborar o cronograma de estudos do Enem 2020

Estudantes que se preparam desde o início do ano ganham mais confiança para fazer a prova

| Especial para ACidade ON

Já está mais que na hora de começar a pensar no Enem 2020 (Foto: Divulgação)

Dizem que é após o carnaval que o ano, de fato, começa. Brincadeira ou não, para a turma que vai prestar o Enem 2020 o ano já começou com muito estudo. Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está previsto para ser realizado em outubro e novembro. Porém, nem todo mundo sabe se planejar para estudar, por isso, algumas dicas podem ajudar na organização do cronograma. 

Nesse processo de estudos é importante incluir o cronograma na rotina. Seja através de cursinho pré-Enem, videoaulas ou fóruns, saber estabelecer tempos para as atividades diárias fará muita diferença. Assim, a organização para quem quer estar bem preparado para a prova do Enem é essencial para iniciar os estudos. Dessa forma, confira dicas para planejar o seu cronograma de estudos para o Enem 2020. 

1. Avalie a rotina
Antes de iniciar o cronograma de estudos, analise a sua rotina, incluindo todas as coisas que você faz todos os dias além de estudar para o Enem. Diante disso, ficará mais fácil atribuir um grau de importância para cada uma e encaixar no plano de estudos.  

2. Estabeleça metas, objetivos e prioridades
Calcular o tempo que você terá até o dia da prova ajuda a definir o tempo que levará para atingir o objetivo. Assim ficará mais motivador estudar ao entender que o esforço que você está fazendo agora é por tempo determinado e a sua meta principal é estar preparado para o Enem.  

3. Organize conteúdos e estabeleça horários para estudar
Sabendo quais são seus horários livres, você já pode começar a encaixar os estudos nos períodos que você sabe que pode e quer estudar. Evite colocar atividades cansativas próximas umas das outras para você não se cansar rápido. Pesquise sobre os assuntos que mais caem no Enem e faça uma lista com níveis de dificuldade. Assim, você saberá que aquelas matérias que você tem maior dificuldade, você precisará dedicar mais tempo da sua rotina. Uma dica é colocar essas matérias nos horários que você tem mais disposição para estudar. Se você consegue produzir melhor pela manhã, por exemplo, então esses conteúdos mais difíceis devem ser praticados nos primeiros horários do dia.  

4. Descreva o que vai estudar
Identifique o assunto de cada matéria que pretende estudar em determinado dia e horário, pois "estudar História" no cronograma é muito amplo. Investigue quais são as matérias de história que mais caem no Enem, por exemplo, e especifique isso no plano, como: estudar Brasil Colônia. Você também pode usar o Guia Enem para estudar sobre as principais matérias que caem no Exame Nacional do Ensino Médio.  

5. Altere o cronograma diante de imprevistos
Flexibilizar os horários é muito importante, pois imprevistos acontecem. Por isso, é preciso ir ajustando o planejamento de acordo com a sua realidade e isso deve ser feito em prazos curtos de uma semana ou, no máximo, um mês. Com isso, você poderá perceber quais matérias você tem mais dificuldade a cada semana e tentar organizá-las de uma forma que contribua para o seu máximo aprendizado.  

6. Cuide do corpo e da mente
É preciso dar importância à saúde do corpo e da mente, uma vez que a pressão e o estresse da rotina podem prejudicar a sua atuação no dia da prova. Assim, adote hábitos saudáveis e separe atividades legais para o lazer.

Mais do ACidade ON