Aguarde...

cotidiano

Criança de 3 anos é picada por escorpião em creche de Ribeirão

Animal peçonhento estava escondido na roupa de uma boneca, dentro da sala de aula da instituição municipal

| ACidadeON/Ribeirao

 

Menina de 3 anos foi medicada e passa bem (Foto: reprodução EPTV)
 

Uma criança de 3 anos foi picada por um escorpião, nesta quarta-feira (4), dentro do CEI (Centro de Educação Infantil) Renato de Camargo Mendes, localizado no bairro Cândido Portinari, zona Norte de Ribeirão Preto.  

À EPTV, a mãe da menina disse que o incidente aconteceu durante o período escolar e que o animal peçonhento estava escondido na roupa de uma boneca.  

"Ela correu e disse pra professora que tinha sido machucada pela boneca. Foi aí que encontraram o escorpião", explica Natália Zorzo.  

Rapidamente, os alunos foram retirados da sala de aula e a criança socorrida a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Treze de Maio. Ela foi medicada e passou aproximadamente 6 horas em observação.  

Ainda segundo a mãe, a menina passa bem. Contudo, uma posição da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto é cobrada por conta de um terreno baldio bem ao lado da creche.  

A área acumula entulho, mato alto e possíveis criadouros de mosquitos da dengue e focos de escorpião.  

"Espero que o Poder Público tome uma posição e inspecione esse lugar, porque a gente manda nossos filhos para a escola e espera que eles fiquem em segurança. Não importa se é pública ou privada", completa Natália.   



Outro lado  

Por meio de nota, a Coordenadoria de Limpeza Urbana informou que o terreno vai ser atendido ainda na primeira quinzena de março. "Outra área, particular, vai ser vistoriada e procederá com a autuação ou multa ao proprietário". 

Já a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que o CEI está com a dedetização e roçada em dia, mas ressaltou alguns cuidados que são fundamentais para a segurança da população. Confira:

- Manter as casas e os quintais limpos, sem acúmulo de madeira e materiais de construção;
- Fechar todas as frestas nos encanamentos;
- Rebocar as frestas das paredes e muros;
- Vedar bem as caixas de gordura, e de ar condicionado;
- Instalar rodinho de proteção/ frisos de soleira nas portas;
- Manter pontos de energia vedados
- Tampar ralos e grelhas, na área interna e externa dos imóveis;
- Evitar objetos jogados no chão, como calçados e mochilas;
- Guardar os brinquedos das crianças em caixas fechadas.


Mais do ACidade ON