Publicidade

cotidiano

USP de Ribeirão abre 3ª edição do projeto 'Pronta pra ser Cientista"

Iniciativa busca incentivar meninas do ensino fundamental à carreira acadêmica através de atividades e divulgação de diversas áreas do conhecimento

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Projeto prevê oficinas on-line com atividades teóricas e práticas Foto: Mart Production/Pexels CC

A terceira edição do 'Pronta pra ser Cientista' da USP de Ribeirão Preto, está com as inscrições abertas. O projeto de extensão universitária tem o objetivo de incentivar meninas à carreira acadêmica através de atividades e divulgação de diversas áreas do conhecimento.

Promovido desde 2019, por docentes, pesquisadoras e discentes das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), a iniciativa é voltada para estudantes do 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental de Ribeirão e região, tanto de escolas públicas como particulares. 

Segundo a organização são 30 vagas disponíveis e as participantes serão selecionadas, por meio de um sorteio, realizado no dia 20 de outubro na página 'prontacientista', do Instagram [clique aqui] - 15 vagas são destinadas a meninas de escola pública, dez para alunas de escola particular e cinco para meninas pretas, pardas ou indígenas.  

O curso vai oferecer oficinas on-line com atividades teóricas e práticas de cada área e emissão de certificado de participação. Os encontros serão realizados sempre aos sábados, das 9h às 10h30, nos dias 30 de outubro, 6, 13 e 27 de novembro, e 4 de dezembro (Veja como se inscrever abaixo)

Mulheres na Ciência  

Segundo o relatório da Unesco, o país apresenta um porcentual de 45,1% a 55% de pesquisadoras mulheres (o número se refere a profissionais contratados). Além disso, entre 2011 e 2015, 49% das publicações científicas brasileiras tiveram, como primeira autora, pesquisadoras mulheres 

Apesar disso, um artigo publicado em 2017 revela que na Academia Brasileira de Ciência (ABC) apenas 14% dos membros são mulheres; 8,9% estão nas áreas das Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, 20,4% nas Ciências da Vida, e 18,2% nas Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas. 

As mulheres também representam apenas 33% do total de bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Com informações Jornal da USP)

Serviço   

Curso: 3ª edição do 'Pronta pra ser Cientista'     

Data: 30 de outubro/ 6,13 e 27 de novembro e 4 de dezembro de 2021

Inscrição: Até o dia 20 de outubro pelo site [clique aqui]

Mais informações: prontacientista@gmail.com  


Mais notícias


Publicidade