A secretaria municipal de Saúde, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, confirmou nesta segunda-feira (5) que 26 casos de dengue foram registrados nos 31 dias de março, em Ribeirão Preto.
Ao todo, 1.395 pessoas apresentaram os sintomas da doença e receberam resultados positivos em 2021.
De acordo com a pasta, o acumulado representa 93,05% de queda em comparação aos dados do primeiro trimestre de 2020, quando a cidade somou 20.075 diagnósticos de dengue. Só em março do ano passado, eram 6.858 pessoas doentes.
“Oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e por isso, a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população, limpando sua própria residência”, orienta Sandro Scarpelini, secretário municipal de Saúde.
Chikungunya e zika vírus
Além da dengue, Ribeirão Preto também divulgou nesta segunda-feira (5) dados atualizados relacionados a chikungunya e zika vírus, igualmente transmitidos pelo mosquito aedes Aegypt. E as médias são mais satisfatórias.
Ainda de acordo com a Saúde, nenhum caso de ambas as doenças foram registradas em março deste ano.