Uma perícia comprovou que uma idosa de 84 anos foi vítima de fraude na aplicação da vacina contra a covid-19 em Ribeirão Preto.
O caso ocorreu em 8 de março, mas só agora um laudo laborado pelo Instituto de Criminalística (IC) apontou que a enfermeira não imunizou a idosa, atendida no posto de saúde do bairro Jardim Juliana.
Esse laudo tem como base o vídeo feito pelo filho da idosa no dia 8 de março. É possível ver que a agulha sendo inserida no braço durante nove segundos. Depois, a profissional passa algodão e coloca curativo.
A família contestou as imagens e registrou um boletim de ocorrência, o que resultou na instalação de um inquérito na Delegacia de Proteção ao Idoso.
O que diz a perícia
Segundo o laudo, não houve alteração na posição da rolha de retenção da seringa, indicando que o líquido não foi injetado.
As imagens extraídas do vídeo mostram que o líquido permaneceu no interior da seringa depois que a funcionária terminou de fazer a aplicação.
“Nós podemos constatar a prática de pelo menos dois crimes: infração ao Estatuto do Idoso, mais precisamente o artigo 97, e crime contra a saúde pública”, disse o promotor Paulo Teotônio, que acompanha o caso.
Está trabalhando
Após a denúncia da família, a Prefeitura de Ribeirão Preto chegou a afastar a enfermeira de forma preventiva, mas ela já retornou ao trabalho.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que ainda não teve acesso ao laudo da perícia.