- Publicidade -
CotidianoEnfermeiros realizam protesto em Ribeirão contra decisão do STF

Enfermeiros realizam protesto em Ribeirão contra decisão do STF

Ato contra suspensão do piso salarial dos enfermeiros acontece na manhã desta quarta-feira, 7 de setembro, pelas ruas da região Central de Ribeirão Preto

- Publicidade -

 

Enfermeiros em manifestação na região Central de Ribeirão Preto (Foto: Chico Escolano/EPTV)
Enfermeiros em manifestação na região Central de Ribeirão Preto (Foto: Chico Escolano/EPTV)

Um grupo de enfermeiros realiza uma manifestação em Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, 7 de setembro, contra a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, que suspendeu a aplicação do piso salarial da enfermagem por 60 dias.

- Publicidade -

Os enfermeiros realizaram a concentração para o manifesto no Parque Maurílio Biagi, por volta das 8h, e saíram em passeata pelas ruas do Centro de Ribeirão Preto. Durante o trajeto, pela rua Visconde de Inhaúma, os profissionais pediram “respeito à enfermagem”.

Barroso acolheu um pedido da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços), que questionou a constitucionalidade da Lei 14.434/2022, que estabeleceu os novos pisos salariais para categoria de R$ 4.750.

 

 

VEJA TAMBÉM
Confira as imagens do desfile de Independência em Ribeirão Preto
 

- Publicidade -

7 de setembro: Avenida Nove de Julho, em Ribeirão Preto, completa 100 anos

O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), discorda da decisão e afirma que todos os estudos sobre os impactos orçamentários foram apresentados e debatidos com os entes da União, Estados e Municípios de forma transparente, junto ao Congresso Nacional.
 

“Portanto, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais entende que essa decisão de suspensão é discutível por não haver qualquer indício mínimo de risco para o sistema de saúde. Ou seja, a decisão do Ministro atende a conveniência pura da classe empresarial, que não quer pagar valores justos aos serviços prestados pela Enfermagem”, afirma.

Na liminar concedida no domingo (4), Barroso ressaltou a importância da valorização dos profissionais de enfermagem, mas destacou que “é preciso atentar, neste momento, aos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais impugnados”.

“Trata-se de ponto que merece esclarecimento antes que se possa cogitar da aplicação da lei”, acrescentou. Ainda segundo o magistrado, houve desequilíbrio na divisão dos custos do reajuste salarial, já que repasses de recursos públicos para procedimentos de saúde seguem com taxas desatualizadas.
 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -