![](https://emc.acidadeon.com/dbimagens/metodista_1200x675_23012022164758.jpg)
O Colégio Metodista de Ribeirão Preto pegou várias famílias de surpresa na véspera do final de semana ao anunciar que vai fechar as portas. A informação foi divulgada em primeira mão pelo acidade on.
Situado em um ponto nobre do Centro de Ribeirão Preto, o colégio estava em funcionamento desde 1899. Em nota enviada ao acidade on, o Grupo Metodista informou que as atividades da unidade de Ribeirão Preto foram suspensas no dia 21 de janeiro devido ao agravamento de sua situação financeira.
No entanto, essa crise financeira já se arrasta há tempo – a redução no número de alunos começou em 2015. No início de 2021, a rede Metodista de Educação entrou com um pedido de recuperação judicial. Esse pedido chegou a ser aceito pelo Justiça, mas o processo de recuperação acabou suspenso pelo Supremo Tribunal de Justiça em novembro do ano passado.
Segundo dado do portal da instituição, o Metodista emprega cerca de 3 mil funcionários – 1.200 docentes – e atende 19 mil alunos (esse número chegou a ser 51 mil) entre educação básica e ensino superior. O destino da instituição agora é incerto.
Na nota encaminhada ao acidade, a instituição informou que está prestando todo o apoio escolar e administrativo às famílias e aos alunos, para que possam prosseguir regularmente com seu ano letivo em outra instituição.
História
O Colégio Metodista era um dos mais antigos de Ribeirão Preto ainda em operação. Foi fundado em 5 de setembro de 1899, na Igreja Metodista de Ribeirão Preto, por Leonora Smith, missionária norte-americana.
Em 1914, o colégio mudou para o imóvel da rua Florêncio de Abreu, no Centro, onde atendeu os alunos do ensino infantil ao médio até janeiro de 2022.
A Rede Metodista é integrada por colégios e instituições de educação superior, com cursos de graduação, mestrado, doutorado e especializações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A instituição ainda não se pronunciou sobre o destino do prédio situado do Centro de Ribeirão Preto.