No último sábado (19), a chuva de grazino passou por Brodowski, Serra Azul, Serrana e Jardinópolis chegando à zona Leste de Ribeirão Preto. A grande concentração de pedras de gelo, principalmente nas imagens registradas por motoristas que passavam pela rodovia Abrão Assed, entre Ribeirão Preto e Serrana (veja o vídeo abaixo) viralizaram nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver o pessoal surpreso com a situação e comentando sobre ‘neve’ em Ribeirão. Para explicar como se forma a chuva de grazino e qual a diferença entre granizo, que atingiu Ribeirão e região, e a neve, o acidade on conversou com a meteorologista Josélia Pegorim.
Bombeiros resgatam cachorro em córrego de Ribeirão Preto; Veja vídeo
Tradicional restaurante de comida árabe em Ribeirão anuncia fechamento
O que é granizo
A meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim explicou que o granizo pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas, que são influenciadas pela chuva, umidade relativa do ar, nuvens e radiação solar, sejam favoráveis.
“Granizo são pedras de gelo que se formam dentro de nuvens de grande extensão vertical, as nuvens cumulonimbus, que são as mesmas nuvens que muitas vezes causam chuva forte, muitos raios e ventania. Estas nuvens e o granizo podem se formar em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas sejam favoráveis”, informou Pegorim.
Segundo Pegorim, por causa da grande extensão dessas nuvens, elas alcançam regiões da atmosfera onde a temperatura está muitos graus abaixo de 0°C, formando o gelo. É por causa do gelo que se formam as descargas elétricas.
“As pedras de gelo caem das nuvens, precipitam, quando ficam pesadas o suficiente para vencer as fortes correntes de vento ascendentes (de baixo pra cima) que existem dentro das nuvens cumulonimbus”.
Neve ou granizo?
A neve e o granizo são considerados precipitações sólidas. A neve, por sua vez, é uma aglutinação de pequenos cristais de gelo que se formam em uma atmosfera extremamente fria. Já o granizo são pedras de gelo que se formam dentro das nuvens cumulonimbus. “Para que a neve chegue ao solo é preciso que a camada de ar entre a base da nuvem e o solo também esteja a uma temperatura muito baixa, em geral abaixo ou muito perto de zero grau Celsius, para que o floco de neve não se desfaça”.
“Este tipo de situação [neve], no Brasil, só ocorre em condições de ar muito frio, em geral no inverno das regiões serranas elevadas do Sul do Brasil. Este ano, pela primeira vez, registrou-se neve na Serra Catarinense na primeira semana de novembro”.