Na última quarta-feira (9), o governador João Doria (PSDB), anunciou que o uso de máscaras foi flexibilizado nas áreas abertas das escolas. A medida será acatada em Ribeirão Preto, mas só passa a valer a partir de sábado (12), quando entra em vigor o decreto 62/2022.
VEJA TAMBÉM – Nogueira mantém liberação de máscaras para sábado em Ribeirão
Segundo o protocolo da secretaria da Educação, que definiu as regras para volta às aulas presenciais na rede municipal, o uso de máscaras na sala de aula é obrigatório. O secretário de Governo de Ribeirão Preto, Antônio Daas Abboud, afirma que a retirada das máscaras em locais abertos das escolas será permitida.
Contudo, ele disse que a orientação é que esse tipo de situação seja evitada. “Porque mesmo sendo o pátio, vai ter uma quantidade grande de pessoas. A gente orienta que se evite a retirada das máscaras mesmo nesses locais”, declarou.
Flexibilização
De acordo com o governo estadual, a flexibilização sobre o uso de máscaras foi possível, por conta da cobertura vacinal contra covid-19 no estado, que atingiu 74% dos adultos e 70% das crianças a partir de 5 anos.
Além disso, o governo estadual destaca a queda de 55% no número de óbitos por covid-19 e 77% na quantidade de internações no último mês. Ainda segundo o estado, caso os números da covid-19 continue em queda, o uso de máscaras em todos os locais deixará de ser obrigatório a partir de 23 de março.
LEIA MAIS – SP define data para fim do uso de máscaras em todos os locais