- Publicidade -
CotidianoEntenda o projeto que proíbe celulares nas escolas de SP

Entenda o projeto que proíbe celulares nas escolas de SP

Projeto de lei que proíbe celulares nas escolas de São Paulo foi aprovado pela Alesp, na última terça-feira (12) e deve ser sancionado por Tarcísio

- Publicidade -

A Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou na última terça-feira (12) o projeto de lei que proíbe o uso de celulares nos períodos de aula dentro das escolas. A medida, caso seja sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (REP), será válida para escolas públicas e privadas.

Segundo a proposta, de autoria da deputada Marina Helou (Rede), que também foi assinada por mais de 40 parlamentares, proíbe, além dos celulares, dispositivos eletrônicos, pelos alunos, que possuam acesso à internet, como celulares, tablets e relógios inteligentes.

- Publicidade -

Os estudantes que optarem por levar seus celulares e outros dispositivos eletrônicos para as escolas deverão deixá-los armazenados, sem a possibilidade de acessá-los durante o período das aulas.

As escolas deverão estabelecer protocolos para o armazenamento dos dispositivos eletrônicos durante todo o horário escolar, que é todo o período que o estudante estiver dentro da escola, incluindo os intervalos entre as aulas, recreios e eventuais atividades extracurriculares.

Quando será permitido o celular nas escolas?

O uso de dispositivos eletrônicos será permitido em unidades escolares exclusivamente nas seguintes situações:

  • quando houver necessidade pedagógica para utilização de conteúdos digitais ou ferramentas educacionais específicas;
  • para alunos com deficiência que requerem auxílios tecnológicos específicos para participação efetiva nas atividades escolares.

Motivo

Na justificativa do projeto, os autores da proposta afirmam que estudos indicam que a mera presença do telefone pode reduzir a capacidade cognitiva, resultando em uma menor retenção de informações pelos alunos, acarretando em notas mais baixas.

Os parlamentares citam um estudo da King’s College de Londres, que aponta que um em cada quatro jovens está viciado em celular. “[…]o comportamento viciante significa que as pessoas ficam ‘em pânico’ ou ‘chateadas’ se lhes for negado acesso constante”, completa.

- Publicidade -

SAIBA MAIS
Comércio de Ribeirão Preto tem horário especial no feriado; Veja como fica

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Em quais países existe a jornada de trabalho 4×3?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -