Uma nova frente fria chegou ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (11) e, conforme os meteorologistas, deve atingir o estado de SP nos próximos dias. Isso pode provocar um alívio temporário nas altas temperaturas e chuva preta – entenda baixo.
Os ventos ganham um pouco mais de intensidade devido à circulação atmosférica pelo interior do país, inclusive no interior de SP. Contudo, podem favorecer o espalhamento dos focos de queimada.
O que é a chuva preta que pode atingir o interior de SP?
Conforme explicação da Climatempo, a chuva preta ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva. Isso resulta em precipitações carregadas de partículas escuras – veja o vídeo explicativo abaixo.
Esse fenômeno, comum em áreas afetadas por incêndios e poderá ser observado nos próximos dias, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, onde a fumaça e as chuvas se encontram.
Ainda segundo a meteorologista Josélia Pegorim, cidades do Norte do Uruguai já começaram a registrar chuva preta nesta quarta-feira, devido à chegada dessa nova frente fria.
O fenômeno vai se deslocar pelo Sul do Brasil em direção ao estado de São Paulo nos próximos dias e, conforme a meteorologista, pode provocar chuva preta na semana que vem.
Previsão estendida para Ribeirão Preto
A previsão estendida da Climatempo diz que a partir do dia 21 de setembro, existe a chance de a chuva atingir Ribeirão Preto. Porém, as temperaturas continuam elevadas. Confira:
Qualidade do ar vai melhorar?
Ainda de acordo com a previsão do serviço de meteorologia, o avanço da frente fria ajudará a limpar a atmosfera no Sul do país, contudo, redirecionará e concentrará a fumaça nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.
“Infelizmente, não há uma previsão concreta de melhora significativa na qualidade do ar, já que as queimadas devem continuar intensas”, explicou a Climatempo.
SAIBA MAIS
Suspeito de ataque a carro-forte já foi preso com arsenal de guerra
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM