Barracas e um caminhão do Exército estacionado próximo à praça da antiga UBS Central, entre o Centro e a Vila Tibério, em Ribeirão Preto, chamaram a atenção de moradores nesta segunda-feira (22).
A estrutura montado pelo Exército Brasileiro faz parte do “Mutirão Pop Rua Jud“, que oferece serviços de cidadania à população em situação de rua nos dias 23 e 24 de setembro, das 9h às 14h.
“O Exército é parceiro do projeto, emprestando as barracas utilizadas nos atendimentos, auxiliando na montagem e oferecendo serviços como a confecção de documentos, incluindo o reservista. Eles atuam em todos os mutirões nas cidades paulistas e sul-mato-grossenses”, explicou o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).
A ação tem o intuito de disponibilizar mais de 30 serviços de cidadania, justiça, assistência e saúde à população em situação de rua e vulnerabilidade social.

Serviços oferecidos
O mutirão é coordenado pela Justiça Federal, em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, instituições públicas e organizações não governamentais. Entre os serviços oferecidos estão:
- emissão e regularização de documentos (certidões de nascimento, casamento e óbito, RG, título de eleitor, CPF, certificado de reservista, dispensa e alistamento militar);
- cadastro e atualização em programas sociais (CadÚnico);
- solicitação de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/Pasep e seguro-desemprego;
- plantão de dúvidas da Caixa Econômica Federal (Caixa);
- encaminhamento para vagas de emprego.
Além disso, também serão disponibilizadas orientações jurídicas sobre livramento condicional, defesa em processos criminais, direito de família, assistência social e saúde, direitos humanos, violência contra a mulher, apoio a imigrantes, população LGBTQIA+ e egressos do sistema penitenciário.
A Secretaria de Assistência Social vai oferecer serviços de alimentação com café da manhã e almoço; equipamento para banho e troca de roupas; varal solidário; recâmbio com emissão de passagens para destinos disponíveis; Programa Recomeço com triagem e encaminhamentos para comunidades terapêuticas; cortes de cabelos”
A Secretaria de Saúde, por sua vez, realizará rastreio de hipertensão, diabetes e tuberculose; testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites; odontologia; vacinas; consulta médica para queixas e demandas diversas; práticas integrativas e complementares como auriculoterapia, reiki etc.
Serviço
Pop Rua Jud Ribeirão Preto
Quando: 23 e 24 de setembro
Horário: das 9h às 14h
Local: Avenida Jerônimo Gonçalves, 466, Centro, Ribeirão Preto
SAIBA MAIS
Chuvas fortes causam vazamentos e cancelamento de voos no Aeroporto de Ribeirão Preto; Vídeo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Qual o horário do discurso de Lula na ONU?