- Publicidade -
CotidianoEntenda porque curados da covid-19 podem perder a memória

Entenda porque curados da covid-19 podem perder a memória

Condição notada por muitos pacientes recuperados da infecção está associada ao mesmo mecanismo de perda do olfato e paladar

- Publicidade -

 

  

- Publicidade -

Pesquisa aponta que 80% dos curados apresentaram perda de memória (Foto: divulgação/Pixabay)

Um estudo inédito, publicado recentemente pelo InCor (Instituto do Coração), mostrou que 80% dos pacientes recuperados da covid-19 apresentaram algum problema relacionado a memória, distúrbio mental e ou psicológico. Mas, você sabe o por quê? ON Explica!  

Procurado nesta sexta-feira (12) pela reportagem, o pesquisador titular da FioCruz, Rodrigo Stabeli, ressaltou que o novo coronavírus tem a capacidade de infectar especificamente determinadas células de um organismo vivo. Esse fenômeno é conhecido como “tropismo”.  

“Isso quer dizer que ele é atraído para células do sistema nervoso central e é por isso que muitas pessoas perdem o cheiro e o paladar. Existem, também, as complicações. A perda súbita de memória é uma delas”, detalhou.  

- Publicidade -

Esquecimentos pontuais e fadigas são alguns dos demais sintomas notados pelos estudiosos nestes 11 meses de pandemia e causados pelo mesmo motivo. Outro bastante atípico, ainda segundo Stebeli, é a síndrome de Guillain-Barré. Leia mais sobre a doença abaixo.  

O pesquisador titular conclui, portanto, que há um comprometimento neuronal já constatado, mais especificamente no sistema nervoso central, que tem forte potencial de afetar a concentração e a saúde mental de pessoas já curadas da covid-19.  

No estudo do InCor, a mesma conclusão foi tirada. Exatos 185 pacientes participaram da primeira fase do estudo, monitorados entre março e setembro do ano passado, e 67% deles relataram perda de memória a curto prazo. Outros 26,8% sofreram com alterações na memória a longo prazo e 92,4% dos voluntários disseram ter tido a percepção visual prejudicada. 

Guillain-Barré  

Citada por Rodrigo Stabeli como uma das possíveis complicações causadas no período pós-covid, a síndrome de Guillain-Barré afeta o sistema imunológico e ataca os nervos do sistema nervoso periférico. Por esse motivo, pode causar falta de reflexos e fraqueza muscular nos pacientes. 

Em casos mais graves e por tratar-se de um mal-autoimune, a condição pode causar complicações no processo de respiração, dos batimentos cardíacos e levar até a paralisia.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -