Com o aumento da ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinado aos pacientes com covid-19 na região de Ribeirão Preto, o governo estadual não descarta uma reclassificação extraordinária rebaixando a região para a fase vermelha do Plano São Paulo – atualmente, a região está na fase laranja nos dias úteis.
LEIA MAIS – Região de Ribeirão: Ocupação de UTIs atinge a fase vermelha
De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, são considerados os dados diários sobre a ocupação de leitos para que seja decidida a mudança de fase, o que deve acontecer na quinta-feira.
As informações ainda devem ser analisadas pelo Centro de Contingência do Coronavírus, que pode manter a região na fase laranja ou realizar a reclassificação.
A região de Ribeirão Preto foi mantida na fase laranja do Plano São Paulo na última sexta-feira (22) e a próxima revisão está programada para acontecer em duas semanas.
No entanto, como todo o estado, as regras da fase vermelha vão entrar em vigor nos finais de semana dos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro.
Situação dos hospitais
Uma região pode ser rebaixada para a fase vermelha quando ultrapassar a marca de 75% da ocupação dos leitos de UTI Covid.
No último domingo, a região da DRS (Direção Regional de Saúde) XIII, que abrange Ribeirão Preto e outros 25 municípios, atingiu 77,4% na lotação das UTIs.
Segundo a Fundação Seade, a região conta com239 leitos de UTI Covid disponíveis, sendo que 185 pacientes estão internados. Apenas em Ribeirão Preto, são 162 vagas disponíveis nos hospitais, com ocupação de 84,5%.
LEIA MAIS – Covid: UTIs beiram lotação total de leitos em Ribeirão Preto