- Publicidade -
Ribeirão PretoCotidianoExecutiva de Ribeirão Preto se prepara para refazer o Caminho da Fé

Executiva de Ribeirão Preto se prepara para refazer o Caminho da Fé

Quase 10 anos depois, Veridiana Medina está prestes a reviver uma das experiências mais marcantes de sua vida: o Caminho da Fé até Aparecida

- Publicidade -

A executiva de contas Veridiana Medina, de 36 anos, se prepara para reviver a experiência do Caminho da Fé. Pela segunda vez, ela deverá caminhar rumo ao Santuário Nacional de Aparecida movida por um sentimento que vai além de promessas ou pedidos: a gratidão.

Tudo começou em 2016, quando, sem nenhum planejamento prévio, Veridiana sentiu um chamado inesperado. “Um dia, do nada, eu resolvi: vou fazer o Caminho da Fé. Não era para pagar promessa, era simplesmente um ato de amor à Nossa Senhora, em gratidão por tudo o que ela intercede por mim, mesmo sem um motivo específico”, lembra.

- Publicidade -

Sem condicionamento físico e com previsões desanimadoras vindas de pessoas de seu próprio convívio, Veridiana decidiu confiar apenas em seu coração. Ela conta que procurou um padre amigo que costumava fazer a peregrinação e soube que ele partiria em agosto daquele ano. Sem hesitar, decidiu acompanhar o grupo a partir de Paraisópolis (MG), em uma caminhada de 135 quilômetros até Aparecida.

Logo no segundo dia, encarou a desafiadora Serra da Luminosa – um dos trechos mais difíceis do trajeto. “Pensei que teria que desistir, foi muito desafiador. Mas venci aquele dia e continuei. Foram cinco dias e tenho certeza que foi a fé que me levou, porque preparo físico eu não tinha”.

Um pedido especial

Veridiana desejava um novo trabalho, no qual pudesse ser feliz, e resolveu fazer um pedido durante o percurso.

Na época, estava há 12 anos na mesma empresa, seu primeiro emprego. Ela relata que, de forma surpreendente, foi atendida.

“Em 2017, durante uma crise, fui desligada. Fiquei sem chão, nem me lembrava do pedido. Mas, em menos de três meses, fui contratada por outra empresa. No meu primeiro dia, ao sentar na nova mesa, encontrei uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que a pessoa anterior havia deixado. Não era uma coincidência, era Nossa Senhora me dizendo: eu só intercedi pelo que você me pediu!”, conta.

- Publicidade -

Hoje, Veridiana disse levar consigo a pequena imagem para cada nova mesa em que trabalha na empresa.

Nova caminhada

Quase dez anos depois da primeira experiência, Veridiana se prepara para voltar ao Caminho da Fé.

Ela diz que a motivação, que é o amor por Nossa Senhora, permanece. “Minha prima me ligou e disse: ‘Vamos fazer o Caminho da Fé ano que vem?’ E eu topei na hora. Um amigo nosso também vai e agora estamos ajustando a data com uma amiga que já fez o trajeto nos últimos três anos.”

O grupo deverá optar por um percurso reduzido, saindo de Estiva (MG) e caminhando aproximadamente 150 quilômetros.

A jornada deve acontecer em abril de 2026. “Nenhum de nós vai para pagar promessa. Vamos por amor, por gratidão e por tudo o que Nossa Senhora faz por nós.”

O Caminho da Fé

O Caminho da Fé no Brasil foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e possui mais de 2.000 quilômetros.

O ramal principal vai de Águas da Prata (SP) até Aparecida (SP). No entanto, há outros ramais com partida de outras regiões nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Clique aqui e confira mais informações.

SAIBA MAIS

Ribeirão Preto tem mutirão de emprego com 500 vagas; Saiba como participar

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quem adota o filho de Giuliana em ‘Terra Nostra’?

- Publicidade -
Ricardo Canaveze
Ricardo Canaveze
É repórter no portal acidade on Ribeirão Preto. Formado em Jornalismo pelo UNIFAE em 2003, tem experiência em notícias relacionadas ao dia a dia nas cidades. Já atuou em emissoras de rádio no início da carreira na comunicação, a partir da década de 1990, e em jornais impressos como o A Cidade. Está no Grupo EP desde 2007.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas