Aguarde...

cotidiano

Ex-deputado Ricardo Christiano Ribeiro morre aos 79 anos

Ricardo, que estava com 79 anos, também foi presidente do Botafogo e era figura presente na política de Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

 

Ex-presidente do Botafogo e ex-deputado federal nos anos 1980, Ricardo Christiano Ribeiro, morreu na manhã desta sexta-feira (19), aos 79 anos (1940 - 2020), em Ribeirão Preto.  

Figura presente na política ribeirão-pretana desde os anos 1970, sempre trabalhou com atividades pecuárias e esteve ligado ao Botafogo por anos. Ele foi presidente do clube em duas oportunidades: 1972/1973 e 1998/2001.  

Na segunda passagem pela presidência do time, o Botafogo subiu à primeira divisão do Campeonato Brasileiro (1998) e disputou a final do Paulistão (2000).

Já em 2004, disputou uma vaga na Câmara de Ribeirão Preto pelo antigo PMDB (hoje MDB) e, mais tarde, participou da gestão da Corderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).  

Ele estava internado em um hospital particular da cidade, mas a causa da morte não foi divulgada até o momento. 
 
Nascido em 17 de julho de 1940, Ricardo era casado com Ana Maria De Gaspari, com quem deixa dois enteados. Deixa também cinco filhas -Christiana, Priscilla, Alicia, Carolina e Lara - dez netos e uma bisneta de seu casamento com a reitora da Unaerp, professora Elmara Lucia de Oliveira Bonini. 


Botafogo 

Em nota, a diretoria do Botafogo prestou condolências à família e amigos do ex-presidente e decretou luto oficial de três dias.

"Lamentamos profundamente a morte de Ricardo Christiano Ribeiro, um dos principais presidentes da nossa história centenária. Nossa coletividade deve muito ao Ricardo Ribeiro. Prestamos os mais sinceros sentimentos e condolências à família", disse Gerson Engrácia Garcia, presidente da Botafogo Futebol S/A.

"É com imenso pesar que recebo o falecimento do ex-presidente Ricardo Christiano Ribeiro, grande botafoguense e que muito nos honrou quando de sua estadia na presidência do nosso amado clube. Nossos mais sinceros sentimentos e condolências à toda a família", disse Osvaldo Festucci, presidente do Botafogo Futebol Clube. 


Prefeito 

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), divulgou nota de pesar pela morte de Ricardo Ribeiro: "Com imenso pesar, recebi a notícia de falecimento do ilustre ribeirão-pretano Ricardo Christiano Ribeiro. Estive pela última vez com Ricardo há um ano, quando da visita do governador de São Paulo, João Doria, à prefeitura de Ribeirão Preto. Ex- deputado federal e presidente da Associação de Ensino de Ribeirão Preto (AERP), mantenedora da Universidade de Ribeirão Preto, o advogado teve papel importante na Campanha das "Diretas Já". Ao deixar a política, Ricardo Ribeiro dedicou-se a atividades profissionais em Ribeirão Preto e ao seu clube de coração, o Botafogo. Aos familiares e amigos, deixo meus sinceros sentimentos"


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON