O Parque Roberto Genaro, que serviria de equipamento de lazer para moradores do Centro, da Vila Virgínia e do início da zona Sul, está completando 8 anos fechado.
O acesso do público foi proibido pela Prefeitura de Ribeirão Preto, que detectou risco de grandes pedras se soltarem e atingirem os frequentadores. Após 3 anos na gestão Dárcy Vera e 4 anos e meio de gestão Duarte Nogueira (PSDB), a interdição permanece.
O ACidade ON esteve no local na manhã do domingo, 20 de junho, e constatou que toda a estrutura – guarita, cobertura, banheiros, escadas e equipamentos – está completamente comprometida.
O acesso pela avenida Santa Luzia, na zona Sul, é o que mais oferece risco, já que o alambrado foi cortado e as pessoas facilmente tem acesso a uma passarela de ferro que foi totalmente corroída pela ferrugem. Como o parque fica em uma pedreira, essa passarela está a vários metros do chão – uma queda pode matar uma pessoa ou até um animal que se arrisque a passar por lá (veja a foto abaixo).
Invasão
Neste domingo, a reportagem encontrou pessoas no interior do parque. Elas informaram que vivem ali, já que não tem casa e o parque está abandonado.
O que a Prefeitura diz
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto afirmou que vai verificar se é possível lacrar as entradas para evitar que as pessoas passem pela passarela que oferece risco. O Executivo disse que já realizou a construção de um muro de arrimo próximo ao paredão de rocha, mas não deu um prazo para o equipamento ser colocado à disposição do público.
Confira a nota da Prefeitura na íntegra: “A Secretaria da Infraestrutura vai vistoriar e verificar a possibilidade de ação para lacrar as duas entradas. Informa ainda que o Departamento de Limpeza Urbana realiza ações de roçada, poda de árvores e limpeza de forma periódica. A Guarda Civil Metropolitana também faz rondas e patrulhamento no local. Sobre a revitalização do local, a Secretaria de Obras Públicas realizou, no início do ano, construção de muro de arrimo próximo ao paredão de rochas existente no local, primeiro passo para a revitalização do parque”.