Um filhote de lhama nasceu no Bosque Zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, no último dia 6 de junho. Trata-se de uma lhama fêmea que nasceu com 15 quilos. A mãe do animal, apelidada de Julinha, também nasceu no zoológico em junho de 2019.
LEIA MAIS – Prefeitura de Ribeirão mantém Bosque fechado aos finais de semana
De acordo com a administração do Bosque, o animal já pode ser visto no recinto de exposição com os outros animais da mesma espécie. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o Bosque está aberto para visitação em dias e horários reduzidos, ficando aberto para visitação de quarta à sexta-feira, das 9h às 16h30.
“O nascimento de animais silvestres em ambiente controlado requer muitos esforços e conhecimento técnico nas áreas de manejo e nutrição, motivo que nos envaidece muito quando conseguimos êxito na reprodução da espécie, ainda mais quando acontece pela segunda vez”, disse o zootecnista Alexandre Gouvêa, chefe do Bosque.
As lhamas
As lhamas são mamíferos ruminantes da família dos camelídeos, se alimentam principalmente de capim e grama e são originárias da América do Sul. A espécie pode ser encontrada na natureza em países como Peru e Bolívia. Esses animais medem até 1,40 m de altura e podem pesar até 150 quilos, e vivem em média 24 anos.