Nos últimos dias, as principais rodovias da região de Ribeirão Preto precisaram ser interditadas por conta da fumaça, provada por incêndios às margens das vias, que invadiu a pista e prejudicou a visão dos motoristas.
Por conta do problema, um engavetamento, envolvendo 16 veículos, deixou duas pessoas gravemente feridas na rodovia Carlos Tonani, em Sertãozinho, na última segunda-feira (6).
LEIA MAIS – Motorista sai ileso após carro ser esmagado na região de Ribeirão
O instrutor de trânsito do Sest/Senat, Celso de Castro, orienta o que os motoristas devem fazer se se depararem com situações parecidas. Confira:
– A primeira coisa, é tentar evitar passar nesta cortina de fumaça.
– Na impossibilidade de evitar, o motorista deve manter os vidros do carro fechados, evitar o máximo que essa fumaça entre dentro do veículo.
– O motorista deve manter o farol do veículo ligado em luz baixa.
– Reduzir a velocidade e manter um distanciamento maior do veículo que está na frente.
– Evitar frenagens bruscas.
– Caso o motorista se veja obrigado a parar o carro, ele deve parar no acostamento e, aí sim, pode utilizar o pisca alerta.
– Não deve usar o pisca alerta com o veículo em movimento ou parar em cima da faixa de rolamento.
O instrutor reforça o alerta para que os motoristas evitem parar os carros. “Se puder, mude o caminho, mas na impossibilidade, siga com a velocidade reduzida, mantendo distanciamento e procure se orientar pela faixa de rolamento. Parar é uma opção para quando não tiver outra possibilidade”, pontua.
Ele ainda afirma que sempre que possível, o motorista deve procurar apoio da concessionária (Com EPTV).