O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto informou, na tarde desta sexta-feira (3), que dois casos suspeitos de intoxicação por metanol foram descartados.
Segundo a instituição, os exames realizados nas amostras de sangue dos pacientes não identificaram a presença da substância.
O HC também atualizou as análises relacionadas às mortes registradas em Cajuru, cidade da região de Ribeirão Preto. De acordo com o hospital, um dos casos foi descartado, enquanto o outro ainda segue em investigação para confirmar ou não a suspeita de intoxicação.
Até o momento não há nenhum caso confirmada na região de Ribeirão Preto.
Centro de referência
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto é um dos três centros de referência no Estado de São Paulo para detecção e tratamento de pacientes intoxicados por metanol. A unidade já conta com ampolas de álcool etílico, utilizado como antídoto para o metanol.
Além do antídoto, a rede estadual reforçou a estrutura laboratorial para confirmar a presença da substância no organismo.
O novo protocolo do Estado prevê que as amostras de sangue ou urina coletadas em casos suspeitos sejam analisadas em até uma hora pelo Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (LATOF) do Departamento de Química da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, por meio de cromatografia gasosa, método considerado padrão ouro para detecção de metanol.
A coleta é feita nas unidades de saúde e o Instituto Adolfo Lutz coordena a logística de transporte das amostras até o laboratório.
SAIBA MAIS
Secretário explica o que falta no sistema de semáforos inteligentes de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.