O HCRP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto) realizou uma cirurgia inédita em todo o mundo utilizando um robô para a retirada de 98% do pâncreas de um bebê de sete meses de idade. O procedimento foi necessário, por conta de uma doença rara,chamada hiperinsulinismo congênito, que faz com que o órgão produz insulina em excesso, causando riscos graves à saúde podendo levar ao coma. .
A cirurgia foi realizada no dia 15 de maio e a criança teve alta na última sexta-feira (26).
Esse foi o primeiro procedimento registrado na literatura médica internacional, em uma criança pesando oito quilos, por isso, a precisão do robô foi de extrema importância, por conta do tamanho da dimensão do órgão, que tinha em torno de cinco centímetros e teve em torno de quatro retirados.
“Operar com robô é mais fácil do que pelo modo tradicional. O robô dá uma precisão maior para nós e amplia a imagem, tornando as estruturas mais evidentes. É como se eu estivesse com o meu próprio olho com uma lupa dentro da cavidade abdominal, conseguindo ver as estruturas que ficam mais evidentes. Achei a cirurgia robótica superior à videolaparoscopia”.
Wellen Canesin – cirurgiã pediátrica e do transplante de fígado.
O procedimento envolveu uma equipe multidisciplinar, incluindo especialistas em endocrinologia pediátrica, biologia molecular, patologia, e cuidados intensivos pediátricos.
Inovação e tecnologia
O HCRP tem feito investimentos em tecnologias de ponta em todas as áreas de atuação, como assistência, ensino, pesquisa e, agora, inovação e tecnologia. Em junho deste ano, foi o primeiro hospital público da América Latina a realizar uma cirurgia de coluna utilizando um robô cirúrgico.
“A medicina está em constante evolução, e é necessário acompanhar essas mudanças para garantir que nossos pacientes tenham acesso aos tratamentos mais avançados e eficazes. A introdução de tecnologias de ponta, como a cirurgia robótica, não só amplia nossas capacidades técnicas, mas também melhora significativamente os resultados clínicos. A precisão e a segurança proporcionadas por essas inovações minimizam os riscos e aceleram a recuperação dos pacientes, permitindo um retorno mais rápido às suas atividades normais”.
Ricardo Cavalli – superintendente do Hospital e professor
SAIBA MAIS
Saerp alerta para falta d’água em bairros de Ribeirão Preto até amanhã
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Que horas vai passar ‘Alma Gêmea’ hoje?