Após dois anos sem ser realizada devido às restrições da pandemia, a tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida chega, em 2022, à sua 51ª edição e espera reunir aproximadamente 50 mil devotos nesta quarta-feira (12), para o percurso de 12 quilômetros entre Ribeirão Preto e Bonfim Paulista.
A imagem da santa feita em bronze, a ser carregada pelos fiéis em um andor decorado com flores, é a mesma furtada da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, em 2001, e achada dois dias depois.
VEJA TAMBÉM
Romaria de Aparecida terá linha especial de ônibus em Ribeirão Preto
Tudo o que você precisa saber sobre a Romaria de Nossa Senhora em Ribeirão
O crime ocorreu no dia 13 de março daquele ano e o padre Gilberto Kasper, então pároco, lembrou do fato e da comoção causada em Ribeirão. A imagem estava havia 35 anos no distrito quando foi levada por ladrões durante a madrugada.
“A imprensa divulgou amplamente o furto e a comoção do povo foi geral. Em dois dias, abaixo da própria praça onde está o monumento [local onde ficava a santa], nós encontramos a imagem que foi arrancada. Certamente, os receptadores de bronze não compraram essa imagem, o que me parece ser um fenômeno, porque hoje até cálice de padre furtado em igreja eles pegam. Então, os ladrões resolveram deixar em um terreno baldio”, contou.
Ainda conforme o padre, após crime, foi feita uma réplica e colocada no local onde estava a peça original, na praça da igreja Senhor Bom Jesus do Bonfim.
“Fizemos uma grande celebração em desagravo pelo furto, que foi presidida pelo então arcebispo Dom Arnaldo Ribeiro”, recordou Kasper.
A imagem original que fora furtada passou por um processo de restauração e hoje fica no interior da igreja. “Primeiro, ela foi colocada em um ambiente à parte junto a uma pedra de granito com a descrição do fato do furto. Depois, o atual pároco colocou essa imagem em um altar-mor, dentro de um nicho de vidro”, contou o padre.
A imagem de Nossa Senhora somente deixa a igreja no dia da romaria, quando é carregada pelos fiéis durante o percurso.
Sete romeiros
A primeira edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida reuniu apenas sete peregrinos no dia 31 de agosto de 1969.
Segundo a Prefeitura de Ribeirão Preto, responsável por organizar o evento por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, o movimento foi idealizado pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo. A primeira romaria saiu Vila Virgínia, na zona Oeste, próximo da Igreja Santa Maria Goretti.
Em 2016 o movimento foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município.
Cronograma da romaria
- 5h – Concentração dos fiéis no estacionamento da Câmara Municipal, na avenida Jerônimo Gonçalves, 1.200
- 6h – Saída da romaria com destino a Bonfim Paulista
- 10h – Chegada dos fiéis à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim; em seguida, haverá celebração missa com o arcebispo Dom Moacir Silva
A romaria em números
- 50 mil fiéis são esperados
- 12 quilômetros é o percurso
- 12 pessoas são necessárias para carregar o andor de Nossa Senhora
- 50 dúzias de flores enfeitam o andor