- Publicidade -
CotidianoImagem de Nossa Senhora utilizada na romaria de Ribeirão já foi alvo de furto

Imagem de Nossa Senhora utilizada na romaria de Ribeirão já foi alvo de furto

Crime ocorreu há 21 anos em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto; Imagem feita em bronze foi recuperada e somente deixa a igreja para a romaria no dia 12 de outubro

- Publicidade -

 

Imagem de Nossa Senhora Aparecida em bronze já foi furtada (Foto: Divulgação)
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em bronze já foi furtada (Foto: DivulgaçãoC

Após dois anos sem ser realizada devido às restrições da pandemia, a tradicional Romaria de Nossa Senhora Aparecida chega, em 2022, à sua 51ª edição e espera reunir aproximadamente 50 mil devotos nesta quarta-feira (12), para o percurso de 12 quilômetros entre Ribeirão Preto e Bonfim Paulista.

- Publicidade -

A imagem da santa feita em bronze, a ser carregada pelos fiéis em um andor decorado com flores, é a mesma furtada da Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, em 2001, e achada dois dias depois. 
 

VEJA TAMBÉM

Romaria de Aparecida terá linha especial de ônibus em Ribeirão Preto

Tudo o que você precisa saber sobre a Romaria de Nossa Senhora em Ribeirão

O crime ocorreu no dia 13 de março daquele ano e o padre Gilberto Kasper, então pároco, lembrou do fato e da comoção causada em Ribeirão. A imagem estava havia 35 anos no distrito quando foi levada por ladrões durante a madrugada. 

- Publicidade -

 

“A imprensa divulgou amplamente o furto e a comoção do povo foi geral. Em dois dias, abaixo da própria praça onde está o monumento [local onde ficava a santa], nós encontramos a imagem que foi arrancada. Certamente, os receptadores de bronze não compraram essa imagem, o que me parece ser um fenômeno, porque hoje até cálice de padre furtado em igreja eles pegam. Então, os ladrões resolveram deixar em um terreno baldio”, contou. 

 

Ainda conforme o padre, após crime, foi feita uma réplica e colocada no local onde estava a peça original, na praça da igreja Senhor Bom Jesus do Bonfim. 

 

“Fizemos uma grande celebração em desagravo pelo furto, que foi presidida pelo então arcebispo Dom Arnaldo Ribeiro”, recordou Kasper.

 

A imagem original que fora furtada passou por um processo de restauração e hoje fica no interior da igreja.  “Primeiro, ela foi colocada em um ambiente à parte junto a uma pedra de granito com a descrição do fato do furto. Depois, o atual pároco colocou essa imagem em um altar-mor, dentro de um nicho de vidro”, contou o padre.

A imagem de Nossa Senhora somente deixa a igreja no dia da romaria, quando é carregada pelos fiéis durante o percurso. 

Sete romeiros

A primeira edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida reuniu apenas sete peregrinos no dia 31 de agosto de 1969. 

Segundo a Prefeitura de Ribeirão Preto, responsável por organizar o evento por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, o movimento foi idealizado pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo. A primeira romaria saiu Vila Virgínia, na zona Oeste, próximo da Igreja Santa Maria Goretti.

Em 2016 o movimento foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município.

Cronograma da romaria
 

  • 5h – Concentração dos fiéis no estacionamento da Câmara Municipal, na avenida Jerônimo Gonçalves, 1.200
     
  • 6h – Saída da romaria com destino a Bonfim Paulista
     
  • 10h – Chegada dos fiéis à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim; em seguida, haverá celebração missa com o arcebispo Dom Moacir Silva

     

A romaria em números
 

  • 50 mil fiéis são esperados
     
  • 12 quilômetros é o percurso 
     
  • 12 pessoas são necessárias para carregar o andor de Nossa Senhora
     
  • 50 dúzias de flores enfeitam o andor

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -