O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou o grau de severidade do alerta de chuvas intensas para o interior de São Paulo, emitido na última terça-feira (13).
Nesta quarta-feira (14), o alerta amarelo de “perigo potencial” passou a ser laranja e indica “perigo” para chuvas intensas. O novo comunicado é válido até a manhã de quinta-feira (15).
Em Ribeirão Preto, a chegada das nuvens carregadas foram observadas no Centro da cidade – veja o vídeo abaixo.
Sendo assim, após a alteração do comunicado, o órgão informou que pode chover o acumulado de até 100 milímetros por dia com ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h.
Também existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet.
Chuva e queda de temperatura
A meteorologia indica uma grande mudança no tempo, a partir desta quarta-feira, devido à chegada de uma frente fria, que avança pelos estados de São Paulo e Rio de janeiro.
A combinação de muita nebulosidade, chuva e ventos frescos de origem polar, que estão chegando com esta frente fria, vão causar uma grande queda de temperatura em todas essas áreas
Climatempo
Recomendações
Devido ao alerta de perigo para chuvas intensas no interior de São Paulo, o Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento:
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Além disso, o órgão também reforça que a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) podem ser acionados para mais informações.
SAIBA MAIS
Partida entre Botafogo e Corinthians, em Ribeirão Preto, terá linha especial de ônibus