- Publicidade -
CotidianoInterior de SP está em alerta vermelho para onda de calor; Veja os municípios afetados

Interior de SP está em alerta vermelho para onda de calor; Veja os municípios afetados

Alerta vermelho para onda de calor é válido até o domingo (4); Ribeirão Preto aparece entre os município afetados no interior de SP

- Publicidade -

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o grau de severidade do alerta de onda de calor para o interior de São Paulo, no começo da noite desta quarta-feira (1º).

A partir de agora, diversas cidades se encontram no alerta vermelho, que representa grande perigo. Desde o dia 22 de abril o calorão anormal atinge os municípios do interior paulista.

- Publicidade -

O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas

Climatempo

Nos últimos dias, porém, o Inmet já havia emitido um comunicado laranja (de perigo) e outro amarelo (de perigo potencial) para diversas regiões de São Paulo, contudo, foi necessário aumentar o grau de severidade.

O que diz o alerta de grande perigo do Inmet?

De acordo com o órgão, o alerta de grande perigo prevê risco à saúde e temperatura 5ºC acima da média por mais de cinco dias. O novo comunicado é válido até às 18h de domingo (4).

Esse cenário também afeta a umidade do ar, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco.

Em Ribeirão Preto, por exemplo, a qualidade do ar foi considerada moderada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), pelo segundo dia consecutivo.

Confira as regiões afetadas pelo alerta vermelho do Inmet

  • Presidente Prudente
  • São José do Rio Preto
  • Bauru
  • Ribeirão Preto
  • Araçatuba
  • Marília
  • Araraquara
  • Assis
  • Piracicaba

Todos os municípios afetados pelo alerta vermelho de onda de calor podem ser conferidos clicando aqui.

- Publicidade -

Quando a onda de calor vai acabar?

Segundo a Climatempo, essa nova onda de calor deveria terminar nesta quinta-feira (2), no entanto, o período foi estendido até o dia 10 de maio.

A previsão do tempo para Ribeirão Preto nos próximos dias aponta para temperaturas entre 35ºC e 36ºC, sem chances de chuva.

Como se proteger durante a onda de calor?

Nos períodos de onda de calor é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde.

Outra orientação da Defesa Civil é de que a população evite realizar atividades físicas externas no período das 11h às 17h, evitando o choque de calor.

Roupas leves, alimentação com frutas e verduras, ambientes fechados umidificados e uso de protetor solar fazem parte das recomendações. O órgão também pode ser acionado através do telefone 199.


SAIBA MAIS

Prefeitura de Ribeirão Preto aprova loteamento no distrito de Bonfim Paulista contudo

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quem é Fábio Arruda, namorado de Ana Maria? contudo,

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -