Mesmo com a previsão de frente fria, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que o mês de abril será o mês mais quente do que a média. Segundo alerta do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), publicado na última quinta-feira (4), a região Centro-Oeste do estado deve registrar temperaturas de até 35°C.
O calor “atípico” para esta época do ano poderá atingir cidades das regiões de Araçatuba, Marília e Presidente Prudente. Para as regiões da faixa norte, como Barretos, Franca e Ribeirão Preto e faixa leste, as temperaturas serão um pouco mais atenuadas.
Já na Capital, a temperatura poderá registrar 30°C. Já para a faixa sul litorânea, os termômetros devem registrar temperaturas mais amenas, levemente abaixo da média, o que vai contra ao esperado para as demais regiões durante este período.
De acordo com o meteorologista do CGE, Vitor Takao, o mês de abril ainda tem a influência do El Niño. “Nós ainda estamos sob o efeito do El Niño e mesmo este fenômeno perdendo força ele ainda atua fazendo com que as temperaturas em algumas regiões sejam mais quentes que o normal”, explica.
Umidade do ar
Com relação a umidade relativa do ar, devido as altas temperaturas, em algumas regiões durante os dias mais quentes pode ficar em torno dos 30%.
“Lembrando que a baixa umidade relativa do ar pode ocorrer em cidades de forma isolada, mas não devemos nos esquecer das recomendações principais que é se hidratar bem ao longo do dia e tomar cuidados com exposição ao sol”, afirma Vitor.
Com esse cenário é recomendado manter constante hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, preferir alimentação com frutas e verduras, umidificar ambientes fechados e usar protetor solar.
SAIBA MAIS
Concurso público tem mais de 400 vagas em prefeitura do interior de SP
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
“Todo Mundo Odeia o Chris”: Por que os brasileiros estão seguindo o Greg?